Saúde mental das juventudes e COVID-19: discursos produtores do webcuidado educativo mediados na webrádio
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4887-4896Palavras-chave:
Saúde Mental, Tecnologia da informação, Coronavírus, EstudantesResumo
Objetivo: Analisar os discursos das juventudes como produtores do webcuidado clínico e educativo sobre saúde mental no contexto da COVID-19. Método: Pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa realizada por síntese dos conteúdos e interações do Programa "Em Sintonia com a Saúde", produzido na WebRádio AJIR em conexão com juventudes de escolas públicas e Instituições de Nível superior do Estado do Ceará, Brasil. Resultados: Foram realizadas 40 perguntas-discursos sobre COVID-19, sendo questões indagativas que coadunam com o medo de contrair a doença, possibilitando elevação da ansiedade e sintomas depressivos identificados em colegas, amigos e familiares e preocupações com as informações seguras sobre a doença. Conclusão: A comunicação produzida na webrádio ajudou os jovens escolares e universitários no desenvolvimento de estratégias de aproximação, escuta e interações no contexto do isolamento social, auxiliando- os nas tomadas de decisões para prevenção e contenção da pandemia da COVID-19.