Percepções de pessoas em sofrimento psí­quico acerca do restabelecimento da trajetória de vida

Autores

  • Cláudio Luí­s de Souza Santos
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Fábio Batista Miranda
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Valdira Vieira de Oliveira
  • Carolina dos Reis Alves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4919-4932

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Estresse psicológico, Saúde Mental, Estado de retorno

Resumo

Objetivo: identificar as percepções de pessoas em sofrimento psí­quico acerca da vivência da doença e do restabelecimento da trajetória de vida. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com nove usuários cadastrados numa equipe de Saúde da Famí­lia. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os depoimentos foram gravados, transcritos na í­ntegra, categorizados e discutidos por meio de Análise de Conteúdo. Resultados: o processo de aceitação do sofrimento psí­quico é um componente central da recuperação e encontra-se intimamente relacionada ao funcionamento, ao manejo da doença e í  qualidade de vida.Também foi evidenciados mecanismos de empoderamento e enfrentamento para restabelecimento da vida cotidiana como a busca por apoio religioso, apoio familiar e as atividades de apoio comunitário com ações de suporte.Conclusão: ser portador de sofrimento psí­quico é vivenciar um sofrimento diário, tendo assim várias limitações para realizar suas atividades cotidianas.

Biografia do Autor

Cláudio Luí­s de Souza Santos

Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Membro Suplente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros (MG), Brasil.

Fábio Batista Miranda

Enfermeiro, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO/UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s (MA), Brasil.

Valdira Vieira de Oliveira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros (MG), Brasil.

Carolina dos Reis Alves

Enfermeira, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros (MG), Brasil.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

de Souza Santos, C. L., Nogueira da Silva, P. L. ., Batista Miranda, F. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., Vieira de Oliveira, V. ., & dos Reis Alves, C. . (2020). Percepções de pessoas em sofrimento psí­quico acerca do restabelecimento da trajetória de vida. Nursing Edição Brasileira, 23(270), 4919–4932. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4919-4932

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos