Cuidados de enfermagem dispensados ao potencial doador de órgãos em morte encefálica: uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Cássia Alcântara Sindeaux
  • Anderson Marcos Vieira do Nascimento
  • José Rafael Eduardo Campos
  • Jessika Brenda Rafael Campos
  • Alyce Brito Barros
  • Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5128-5147

Palavras-chave:

Obtenção de Tecidos e Órgãos, Enfermagem, Morte encefálica

Resumo

OBJETIVO: Conhecer os cuidados de enfermagem dispensadas ao potencial doador de órgãos em morte encefálica. MÉTODO: Revisão integrativa que se dividiu em seis etapas. Os critérios de inclusão foram os artigos disponí­veis completos e gratuitos, em qualquer idioma visto a grande escassez de estudos na área, publicados entre os anos de 2010 a 2016. RESULTADOS: Foram encontrados 179 artigos dos quais 17 cumpriram aos critérios estabelecidos e foram incluí­dos na presente revisão. O conhecimento é essencial para a realização das condutas normalmente realizadas. A abordagem familiar dos potenciais doadores também faz parte das condutas de enfermagem, visto ser uma abordagem multiprofissional. Esse ponto é um dos mais crí­ticos do processo de doação, visto o grande obstáculo interposto pelos familiares. CONCLUSíO: É de grande importância que o profissional de enfermagem tenha sistematizada as ações que adotará frente a um caso de morte encefálica, principalmente relacionado a conduta com familiares.

Biografia do Autor

Ana Cássia Alcântara Sindeaux

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO.

Anderson Marcos Vieira do Nascimento

Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba – UEPB. Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa e estudos em Ciências da Saúde cadastrado no Diretório do CNPq.

José Rafael Eduardo Campos

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa e estudos em Ciências da Saúde cadastrado no Diretório do CNPq e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC).

Jessika Brenda Rafael Campos

Enfermeira, Residente Multiprofissional com ênfase em Transplante pelo Hospital Universitário Walter Cantí­dio – UFC. Membro do Grupo de Pesquisa e estudos em Ciências da Saúde cadastrado no Diretório do CNPq.

Alyce Brito Barros

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa e estudos em Ciências da Saúde cadastrado no Diretório do CNPq.

Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

Pós-Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúdo do ABC– FMABC. Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúdo do ABC. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do Centro Universitário de Juazeiro do Norte -UNIJUAZEIRO. Lí­der do Grupo de Pesquisa e estudos em Ciências da Saúde cadastrado no Diretório do CNPq.

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Alcântara Sindeaux , A. C. ., Vieira do Nascimento , A. M. ., Campos, J. R. E. ., Campos , J. B. R. ., Brito Barros, A. ., & Rodrigues Pereira Luz , D. C. . (2021). Cuidados de enfermagem dispensados ao potencial doador de órgãos em morte encefálica: uma revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 24(272), 5128–5147. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5128-5147

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos