Time de acesso vascular e terapia infusional: satisfação da equipe de saúde em hospital pediátrico
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5267-5278Palavras-chave:
Dispositivos de Acesso Vascular, Pessoal de Saúde, Satisfação do Paciente, Pediatria, Gestão da QualidadeResumo
Objetivos: Conhecer a satisfação e qualidade do serviço sobre time de acesso vascular e terapia infusional (TAVTI) e identificar a importância do TAVTI para a equipe de saúde. Metodo: Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Aplicamos formulários para 149 profissionais. Resultados: Dos participantes, 46,97%(n:70) refere total satisfação frente ao TAVTI; a minoria 0,67%(n:1) demonstra insatisfação total; a maioria considera o serviço muito importante 71,14%(n:106) e excelente atuação para 44,96%(n:67). Apenas 1,34%(2) dos profissionais considerou a qualidade do trabalho regular. Dos participantes, 126 declararam: serviço humanizado; seguro para o paciente; necessita de capacitação e treinamento; material seguro; período integral. Conclusão: A atuação do TAVTI demonstra ser efetiva. Constatou-se a satisfação da equipe de saúde e a importância na pediatria devido í preservação do acesso venoso e o desejo dos profissionais em manter o TAVTI período integral. Frente ao percentual de qualidade considerado, excelente e ótimo.