Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Flávia Carla Takaki Cavichioli
  • Hélio Martins do Nascimento Filho
  • Daniela Tinti Moreira Borges
  • Leila Blanes
  • Lydia Masako Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5670-5685

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação í  Distância, Aprendizagem, Aprendizado Ativo

Resumo

Objetivo: Verificar e discutir as metodologias ativas de ensino adotadas na educação de enfermeiros em cursos í  distância. Método: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Realizou-se revisão integrativa da literatura em bases de dados utilizando os seguintes descritores e suas combinações: Educação a Distância, Enfermagem e Metodologias ativas. Resultados: Observou-se que 33,3% dos estudos promoviam aprendizagem por meio de ambiente virtual de aprendizagem, 30,3% usavam o formato e-learning e 12,1% utilizavam método hí­brido. Considerações finais: As metodologias ativas de ensino têm sido empregadas em cursos de capacitação de profissionais de saúde, inclusive enfermagem, e têm contribuí­do positivamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Biografia do Autor

Flávia Carla Takaki Cavichioli

Enfermeira. Mestre em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas a Regeneração Tecidual pela UNIFESP.

Hélio Martins do Nascimento Filho

Enfermeiro. Mestre em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas í  Regeneração Tecidual pela Unifesp. Enfermeiro na Unidade Saúde da Famí­lia / USF em Conselheiro Lafaiete – MG. Professor na Pós-graduação em Enfermagem Dermatológica com Ênfase no Tratamento de Feridas na Faculdade FAIPE (Cuiabá-MT).

Daniela Tinti Moreira Borges

Enfermeira. Mestre Profissional em Ciências pela UNIFESP/SP; Estomaterapeuta, pela FAMERP/SP (2019). Docente de Graduação em Enfermagem na AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS).

Leila Blanes

Enfermeira. Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo. Vice-coordenadora e Orientadora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas í  Regeneração Tecidual da Unifesp.

Lydia Masako Ferreira

Médica. Pós Doc University of California, San Francisco. Profa. Titular na UNIFESP.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Takaki Cavichioli , F. C. ., Martins do Nascimento Filho, H. ., Tinti Moreira Borges , D. ., Blanes, L. ., & Masako Ferreira, L. . (2021). Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Nursing Edição Brasileira, 24(276), 5670–5685. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5670-5685

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos