Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5670-5685Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação í Distância, Aprendizagem, Aprendizado AtivoResumo
Objetivo: Verificar e discutir as metodologias ativas de ensino adotadas na educação de enfermeiros em cursos í distância. Método: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Realizou-se revisão integrativa da literatura em bases de dados utilizando os seguintes descritores e suas combinações: Educação a Distância, Enfermagem e Metodologias ativas. Resultados: Observou-se que 33,3% dos estudos promoviam aprendizagem por meio de ambiente virtual de aprendizagem, 30,3% usavam o formato e-learning e 12,1% utilizavam método híbrido. Considerações finais: As metodologias ativas de ensino têm sido empregadas em cursos de capacitação de profissionais de saúde, inclusive enfermagem, e têm contribuído positivamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes.