Gestão do conhecimento na área de saúde: compartilhamento e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6858-6866Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem, Capacitação, Saúde, QualificaçãoResumo
Objetivo: identificar a Gestão do Conhecimento da saúde. Método: Realizou-se um estudo de revisão integrativa,
com base nas recomendações do método PRISMA para mapear processos, abordagens, técnicas, procedimentos e instrumentos
de pesquisa sobre a GC na área da saúde. Foram incluídos trabalhos nacionais e internacionais em português e inglês a partir
de 2016 até 2020 Resultado: Foram identificados 103 artigos nas bases de buscas e após análise criteriosa, incluídos nove para
compor os resultados e discussão. Conclusão: O importante na área de saúde são os processos e as estratégias da gestão do
conhecimento serem baseados em modelos já comprovados e eficazes, além de abordados de forma sistemática e estruturada.
Os profissionais de saúde possuem características específicas que os habilitam a agir de maneira coordenada e colaborativa.
Ressalta-se que, para que o compartilhamento do conhecimento, deve existir confiança mútua e respeito