Gestão do conhecimento na área de saúde: compartilhamento e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6858-6866

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem, Capacitação, Saúde, Qualificação

Resumo

Objetivo: identificar a Gestão do Conhecimento da saúde. Método: Realizou-se um estudo de revisão integrativa,
com base nas recomendações do método PRISMA para mapear processos, abordagens, técnicas, procedimentos e instrumentos
de pesquisa sobre a GC na área da saúde. Foram incluídos trabalhos nacionais e internacionais em português e inglês a partir
de 2016 até 2020 Resultado: Foram identificados 103 artigos nas bases de buscas e após análise criteriosa, incluídos nove para
compor os resultados e discussão. Conclusão: O importante na área de saúde são os processos e as estratégias da gestão do
conhecimento serem baseados em modelos já comprovados e eficazes, além de abordados de forma sistemática e estruturada.
Os profissionais de saúde possuem características específicas que os habilitam a agir de maneira coordenada e colaborativa.
Ressalta-se que, para que o compartilhamento do conhecimento, deve existir confiança mútua e respeito

Biografia do Autor

Vânia Paula de Carvalho, Enfermeira (PUC-MINAS), Enfermeira Intensivista (IEC-PUC MG) e Enfermeira Aeroespacial (FIC-UNIVIRTUAL), Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência (UFMG).



Maria Eduarda Becho Arger Marchetti, Especialista em Anestesiologista e Medicina Aeroespacial



Flávio Lopes Ferreira, Mestre em Fisiologia e Farmacologia (UFMG), Cirurgião Geral e Especialista em Medicina Aeroespacial



Armando Sérgio de Aguiar Filho, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento (UFMG).



Publicado

2021-12-17

Como Citar

Gonçalves da Silva, B. ., Paula de Carvalho, V. ., Becho Arger Marchetti, M. E., Alves Elias, A. ., Lopes Ferreira, F. ., & Sérgio de Aguiar Filho, A. . (2021). Gestão do conhecimento na área de saúde: compartilhamento e aprendizagem. Nursing Edição Brasileira, 24(283), 6858–6866. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6858-6866

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos