Segurança do paciente na prática simulada durante a graduação na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p6937-6952

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Simulação, Educação superior, Treinamento por simulação, Currículo

Resumo

Objetivo: identificar entre os alunos de graduação dos cursos Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, o reconhecimento da abordagem da Segurança do Paciente por meio da Simulação Realística durante sua formação acadêmica. Método: pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, realizada em março e abril de 2021, por meio de questionário eletrônico. Participaram 222 discentes de graduação dos cursos supracitados de uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo. Resultados: percebeu-se que 81,9% dos discentes reconheceram a inclusão da segurança do paciente durante as práticas simuladas, entretanto 31,5% consideraram insuficiente a abordagem desta temática durante sua formação acadêmica, principalmente nos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição (p<0,001). Conclusão: evidenciou-se a falta de uniformidade na abordagem da segurança do paciente entre os cursos de graduação, apontando a necessidade de revisão dos currículos para contemplar esta temática, por meio de práticas simuladas que colaboram significativamente para o aprendizado e desenvolvimento de competências.

Biografia do Autor

Ana Luíza de Siqueira Simão, Graduanda do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo – SP.



Gabriela Martins Alencar, Graduanda do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo. São Paulo – SP.



Ana Claudia Alcântara Garzin, Enfermeira. Doutora em ciências pela EEUSP. Docente do Centro Universitário São Camilo. São Paulo – SP.



Publicado

2022-01-10

Como Citar

de Siqueira Simão, A. L., Martins Alencar, G. ., & Alcântara Garzin, A. C. . (2022). Segurança do paciente na prática simulada durante a graduação na área da saúde. Nursing Edição Brasileira, 25(284), 6937–6952. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p6937-6952

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos