Fatores relacionados a não adesão medicamentosa no tratamento da hipertensão arterial: uma revisão integrativa

Autores

  • Laí­s Helena de Lima Cruz
  • Marina Saraiva de Araújo Pessoa Saraiva de Araújo Pessoa
  • Andreza Josiany Aires de Farias
  • Xênia Sheila Barbosa Aguiar Queiroz
  • Taciana da Costa Farias Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i248p2560-2564

Palavras-chave:

Adesão í  Medicação. Hipertensão Arterial. Doença Crônica.

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma condição multifatorial, caracterizada pela elevação dos ní­veis de Pressão Arterial (PA). Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento medicamentoso da HAS. Obteu-se uma amostra por 20 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os principais aspectos que influenciam na adesão do tratamento medicamentoso da HAS estão relacionados ao indiví­duo, que envolvem o déficit cognitivo, baixa escolaridade, sentimentos de incapacidade, alcoolismo, socioeconômicos, aceitação da doença e esquecimento; ao tratamento, alto custo dos medicamentos, longa duração e complexidade do tratamento, efeitos adversos e número de medicamentos; í  doença, complicações tardias, assintomatologia, condições da doença e cronicidade, serviços de saúde, insuficiência de informação, dificuldades no acesso e habilidade deficiente dos profissionais para ensinar o uso correto dos medicamentos. O estudo possibilitou verificar que diversos fatores interferem na adesão e continuidade do tratamento medicamentoso da HAS, devendo ser abordados pelos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Laí­s Helena de Lima Cruz

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraí­ba, Brasil

Marina Saraiva de Araújo Pessoa Saraiva de Araújo Pessoa

Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraí­ba, Brasil.

Andreza Josiany Aires de Farias

Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraí­ba, Brasil.

Xênia Sheila Barbosa Aguiar Queiroz

Enfermeira. Especialista. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraí­ba, Brasil.

Taciana da Costa Farias Almeida

Enfermeira. Mestre. Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraí­ba, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Helena de Lima Cruz, L. ., Saraiva de Araújo Pessoa, M. S. de A. P., Josiany Aires de Farias, A. ., Sheila Barbosa Aguiar Queiroz, X. ., & da Costa Farias Almeida, T. . (2019). Fatores relacionados a não adesão medicamentosa no tratamento da hipertensão arterial: uma revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 22(248), 2560–2564. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i248p2560-2564

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos