Barreiras de acesso aos serviços de saúde aos adolescentes com HIV/AIDS

Autores

  • Vanessa Duarte de Souza Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1754-2645
  • Erika dos Santos Ratuchne Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5219-1433
  • Bianca Machado Cruz Shibukawa Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7739-7881
  • Maria de Fatima Garcia Lopes Merino Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente efetivada do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6483-7625
  • Marcela Demitto Furtado Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1427-4478
  • Ieda Harumi Higarashi Enfermeira, Mestre em Educação Especial, Doutora em Educação, Docente efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4205-6841

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7134-7150

Palavras-chave:

HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Adolescente, Acesso aos Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as evidências na literatura nacional e internacional acerca das barreiras de acesso à saúde de adolescentes que vivem com o vírus da imunodeficiência humana e/ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Método: revisão integrativa sem restrição de anos de publicações, conduzida nas bases Science Direct, Web of Science, CINAHL, Scopus, PubMed, LILACS, Biblioteca Virtual em Saúde, EMBASE e MEDLINE. Utilizou-se duas estratégias de busca com os descritores: Adolescent, Health Services Accessibility, Acquired Immunodeficiency Syndrome e HIV. Resultados: identificaram-se 7.371 estudos, destes selecionaram-se 92 para leitura na íntegra, e quatro artigos compuseram a amostra final. As principais barreiras de acesso foram, medo do reconhecimento, falta de empatia no atendimento e pouca flexibilidade de horários dos serviços. Conclusão: o medo, estigma e a discriminação interferem no acesso aos serviços de saúde de adolescentes negativamente na vida dos jovens em questão, prejudicando-os na sua proteção e na possibilidade de se manterem saudáveis.

Biografia do Autor

Vanessa Duarte de Souza, Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Erika dos Santos Ratuchne, Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Bianca Machado Cruz Shibukawa, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Maria de Fatima Garcia Lopes Merino, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente efetivada do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Marcela Demitto Furtado, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Docente adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Ieda Harumi Higarashi, Enfermeira, Mestre em Educação Especial, Doutora em Educação, Docente efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá, Paraná, Brasil.



Publicado

2022-02-18

Como Citar

Duarte de Souza, V. ., dos Santos Ratuchne, E. ., Machado Cruz Shibukawa, B. ., Garcia Lopes Merino, M. de F., Demitto Furtado, M., & Harumi Higarashi, I. . (2022). Barreiras de acesso aos serviços de saúde aos adolescentes com HIV/AIDS. Nursing (Edição Brasileira), 25(285), 7134–7150. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7134-7150

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos