Enfermagem intensiva na pandemia por coronavírus segundo teoria da incerteza na doença: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7330-7339

Palavras-chave:

Unidades de terapia intensiva, Teoria de enfermagem, Covid-19, Enfermagem em cuidados críticos, Pandemias

Resumo

Resumo | Objetivo: relatar a vivência de enfermeira intensivista na pandemia por COVID-19 sob ótica da Teoria da Incerteza na Doença, enfatizando suas estratégias de adaptação. Método: Desenvolvido de setembro a dezembro de 2021, a partir da vivência de uma enfermeira intensivista, com 13 anos de atuação em unidades de terapia intensiva, sobre a sua experiência na assistência prestada em uma unidade de terapia intensiva no interior do estado do Ceará aos pacientes diagnosticados com COVID-19, sob ótica da Teoria da Incerteza na Doença, utilizando desta quatro conceitos e dois pressupostos. Resultado: O estresse e desesperança vivenciados levaram à adaptação pelas estratégias de controle do perigo, resultando na apreciação de oportunidade de aprendizado concomitantemente à familiaridade do evento e redes de apoio, desenvolvendo nova perspectiva de vida. Conclusão: As estratégias de coping utilizadas pela enfermeira podem fornecer orientação para um enfrentamento eficaz dos profissionais de saúde ao lidar com o desconhecido.

Biografia do Autor

Cícera Viviane Pereira

Enfermeira mestranda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Érica Sobral Gondim

Enfermeira mestranda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA, especialista em Enfermagem em Emergência e Cuidados Intensivos.

Emiliana Bezerra Gomes

Enfermeira pós-doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; docente dos cursos de Mestrado Acadêmico em Enfermagem e de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Maria Corina Amaral Viana

Enfermeira pós-doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; docente dos cursos de Mestrado Acadêmico em Enfermagem e de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Nuno Damácio de Carvalho Félix

Enfermeiro pós-doutorando pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; professor adjunto e coordenador do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Viviane Pereira, C., Sobral Gondim, Érica, Bezerra Gomes , E. ., Amaral Viana, M. C., & de Carvalho Félix, N. D. (2022). Enfermagem intensiva na pandemia por coronavírus segundo teoria da incerteza na doença: relato de experiência . Nursing Edição Brasileira, 25(286), 7330–7339. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7330-7339

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos