Perfil de pacientes com infarto agudo do miocárdio em um pronto socorro do distrito federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7516-7527

Palavras-chave:

Infarto do Miocárdio, Fatores de Risco, Serviço Hospitalar de Emergência

Resumo

Objetivo: identificar o perfil sociodemográfico, epidemiológico, clínico e os desfechos dos pacientes com infarto agudo do miocárdio em um pronto socorro. Método: estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado através de dados secundários de pacientes infartados. Resultados: a idade predominante foi entre 50-59 anos, sendo em sua maioria homens, pardos, casados. Foram acometidos com infarto com Supradesnivelamento de ST, apresentando precordialgia, sendo hipertensos, diabéticos, com sobrepeso/obesidade além de histórico de tabagismo. Os infartados apresentaram quadro hipertensivo na admissão, e durante a internação necessitaram de drogas vasoativas e suporte de oxigênio. O principal tratamento utilizado foi uso de fibrinolíticos, tendo como desfecho a transferência para hospitais cardiológicos. Conclusão: Há necessidade de aprimorar e intensificar a prevenção de fatores de riscos, elaborar protocolos e dispor de recursos capazes de proporcionar um atendimento adequado.

Biografia do Autor

Larissa Lopes Nascimento

Enfermeira. Discente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Brasília, DF, Brasil.

Thaís Fernandes de Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.

Caio Cesar Gomes Lu Ferreira

Enfermeiro. Especialista em Atenção ao Paciente Crítico pelo Hospital Sírio Libanês. Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.

Nayara da Silva Lisboa

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB).Coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.

Moises Wesley de Macedo Pereira

 Enfermeiro. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil.

Samara Silva de Queiroz

Enfermeira. Discente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Larissa Lopes Nascimento, Thaís Fernandes de Oliveira, Caio Cesar Gomes Lu Ferreira, Nayara da Silva Lisboa, Moises Wesley de Macedo Pereira, & Samara Silva de Queiroz. (2022). Perfil de pacientes com infarto agudo do miocárdio em um pronto socorro do distrito federal. Nursing (Edição Brasileira), 25(287), 7516–7527. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7516-7527

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos