Comprometimento cognitivo e presença de dor em idosos acometidos por acidente vascular encefálico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7540-7552

Palavras-chave:

Idoso, Acidente Vascular Encefálico, Cognição, Dor

Resumo

Objetivo: Avaliar a cognição e presença de dor em idosos após AVE que residem no interior de Coari, Amazonas. Método: Trata-se de um estudo transversal e observacional realizado com 50 idosos pós-AVE no município de Coari, Amazonas. A coleta de dados foi realizada no período de outubro e dezembro de 2019 até janeiro de 2020. Resultados: No MEEM, 78,0% (39) apresentam grave déficit cognitivo demonstrando estarem abaixo da nota de corte para analfabetos (≥20). Sobre o teste de fluência verbal, a maioria dos idosos apresentaram dificuldades de linguagem e memória e não conseguiram no tempo estipulado falar e/ou lembrar de nomes de frutas e animais. 72% (36) dos idosos relataram sentir dor, maioria apresentou dor de intensidade moderada a forte 68,0% (34). Os locais mais referidos de dor foram os membros inferiores 26,0% (13). Conclusão: Após o AVE os idosos deste estudo apresentaram consideráveis alterações cognitivas e piora da dor.

Biografia do Autor

Rebeca Evangelista Folhadela

Estudante. Graduanda em Enfermagem, Discente da Universidade Federal do Amazonas. Coari, Amazonas, Brasil.

Ana Maria Souza da Costa

Estudante. Graduanda em Enfermagem, Discente da Universidade Federal do Amazonas. Coari, Amazonas, Brasil.

Camila Antunes Savi

Enfermeira. Professora do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Saúde Coletiva. Especialização em Auditoria em Saúde.

Alessandra Araújo da silva

 Fisioterapeuta. Professora do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas. Mestranda em saúde coletiva/FIOCRUZ Amazônia.  Coari, Amazonas, Brasil.

Hércules Lázaro Morais Campos

Fisioterapeuta. Professor do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas. Aperfeiçoamento em Saúde e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Fisioterapia. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espirito Santo.  Coari, Amazonas, Brasil.

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Rebeca Evangelista Folhadela, Ana Maria Souza da Costa, Camila Antunes Savi, Alessandra Araújo da silva, & Hércules Lázaro Morais Campos. (2022). Comprometimento cognitivo e presença de dor em idosos acometidos por acidente vascular encefálico. Nursing (Edição Brasileira), 25(287), 7540–7552. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7540-7552

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos