Lesões por pressão relacionadas ao uso de máscaras N95 na pandemia por COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7606-7617

Palavras-chave:

COVID-19, Lesão por pressão, Equipamento de Proteção Individual

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento de lesão por pressão em profissionais de saúde desencadeadas pelas máscaras de proteção individual N95, assim como avaliar o uso de barreiras de proteção usadas como interface para prevenção desse tipo de lesão. Método: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido de julho de 2020 a julho de 2021. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário para avaliar as particularidades da pele, desenvolvimento de lesão, classificação e os fatores de risco para seu desenvolvimento. Para análise estatística foi considerada a significância de p <0,1 e regressão logística múltipla. Resultados: Foram avaliados 85 profissionais, sendo que 91,8% destes apresentaram algum tipo de lesão. Conclusão: Conclui-se que a lesão por pressão relacionada ao uso de máscaras de proteção individual N95 apresentou alta ocorrência nessa população. E embora importantes, barreiras protetoras foram pouco utilizadas devido a questões financeiras da instituição.

Biografia do Autor

Suellen de Fátima Spadotto

Enfermeira

Universidade Estadual Paulista

Bruna Cristina Velozo

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - Unesp) com dissertação sobre profilaxia antimicrobiana e desfecho de infecção de sítio cirúrgico (2017). Pós-graduação em Gerenciamento de Enfermagem pela Uninove (2017). Graduada em Enfermagem pela FMB-Unesp (2013).

Universidade Estadual Paulista

Clarita Terra Rodrigues Serafim

Doutora em Enfermagem.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Linha de Pesquisa: O Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Atuou como enfermeira assistencial nas áreas de enfermagem clínica e cirúrgica (2014 - 2017) e em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (2017-2019)

 Universidade Estadual Paulista

Claudia Maria Silva Cyrino

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP no ano de 2007. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu/ UNESP.

Universidade Estadual Paulista

Luciana Patricia Fernandes Abbade

Professora Doutora.

Graduada em medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Bases Gerais da Cirurgia pela FMB- UNESP (2001) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela FMB- UNESP (2006).

Universidade Estadual Paulista

Hélio Rubens de Carvalho Nunes

Professor Doutor.

Graduado em Estatística com ênfase em Serviços Públicos pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Mestre em Agronomia com área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (2005), Doutor em Saúde Coletiva com área em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019).

Universidade Estadual Paulista

Meire Cristina Novelli e Castro

 Doutora em Enfermagem.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho " UNESP (1993). Especialista em Enfermagem em UTI pela UNICAMP , Enfermagem em Cardiologia pela UNESP, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho " UNESP.

Universidade Estadual Paulista

Marcelli Cristine Vocci

Doutora em Enfermagem.

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2014). Mestre em Enfermagem - Cuidado em saúde e gestão de sistemas (UNESP-2016). - 

Universidade Estadual Paulista

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Suellen de Fátima Spadotto, Bruna Cristina Velozo, Clarita Terra Rodrigues Serafim, Claudia Maria Silva Cyrino, Luciana Patricia Fernandes Abbade, Hélio Rubens de Carvalho Nunes, Meire Cristina Novelli e Castro, & Marcelli Cristine Vocci. (2022). Lesões por pressão relacionadas ao uso de máscaras N95 na pandemia por COVID-19. Nursing Edição Brasileira, 25(287), 7606–7617. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7606-7617

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos