Atribuições do enfermeiro no manejo do marca-passo transcutâneo em pacientes idosos: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7662-7677

Palavras-chave:

Bradicardia, Marca-passo artificia, Cuidados de Enfermagem, Idoso, Serviços médicos de emergência

Resumo

Objetivo: investigar a produção científica nacional e internacional sobre as ações e cuidados do enfermeiro no manejo do marca-passo transcutâneo em idosos. Método: revisão integrativa, realizada nas bases de dados “Scopus”, “Web of Science”, “EMBASE”, “PUBMED”, “MEDLINE”, no período de 2012 a 2022. Resultados: foram selecionados oito artigos, todos internacionais, somente um conduzido por enfermeiros. Categorizados por: (1) Possibilidades e limitações no uso do marca-passo trânscutâneo na prática clínica; (2) Cuidados de enfermagem na utilização do marca-passo transcutâneo em idosos e (3) Sistematização da Assistência de Enfermagem e a abordagem ao paciente em uso de marca-passo transcutâneo. Conclusão: os principais cuidados de enfermagem ao idoso que utiliza o marca-passo transcutâneo são: prevenção de queimaduras cutâneas; administração de medicamentos; manejo da dor; monitoramento dos dados vitais; avaliação da captura mecânica; investigação do histórico familiar; medicações em uso; realização do exame físico e acesso venoso periférico.

Biografia do Autor

Simone Nogueira Silveira

Enfermeira. Especialista. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.

Tatiane Prette Kuznier

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.

Susanne Elero Betiolli

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.

Thaís Lazaroto Roberto Cordeiro

Enfermeira. Mestre. Doutoranda em Educação e Ciência em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Ingrid Marcela Pinto Gariba de Andrade

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Unicenp e Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos para Transplante pelo Hospital Israelista Albert Einstein. Aluna do Programa de Pós-graduação em Prática do Cuidado Em Saúde. Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.

Luany Caroline Adamovicz Bork

Enfermeira. Especialista. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), Brasil.

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Simone Nogueira Silveira, Tatiane Prette Kuznier, Susanne Elero Betiolli, Thaís Lazaroto Roberto Cordeiro, Ingrid Marcela Pinto Gariba de Andrade, & Luany Caroline Adamovicz Bork. (2022). Atribuições do enfermeiro no manejo do marca-passo transcutâneo em pacientes idosos: Uma revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 25(287), 7662–7677. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7662-7677

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos