Gestantes privadas de liberdade: o desafio da assistência ao pré-natal

Autores

  • Camila Jesus Moreira
  • Donizete Vago Daher
  • Magda Guimarães de Araujo Faria
  • Hermes Candido de Paula
  • Eleinne Amim

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2644-2649

Palavras-chave:

gravidez; saúde da mulher; prisões.

Resumo

Objetiva-se analisar na literatura nacional evidências sobre a assistência ao pré-natal oferecido í  gestantes privadas de liberdade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, constituí­da de artigos cientí­ficos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Internacional em Ciências da Saúde no mês de janeiro de 2018, através dos descritores "gestação" e "prisões". Selecionaram-se sete artigos, cujos dados foram  organizados e puderem ser analisados dando corpus para a análise do estudo. Os resultados evidenciaram que a maioria destas mulheres já ingressou no sistema prisional gestante, apesar da alta frequência de gestação dentro deste sistema. Evidenciouse a inexistência ou ineficácia da assistência e acompanhamento ao pré-natal para a maioria destas mulheres, além da ausência de qualificação desta instituição para receber essa população que requer cuidados diferenciados e especializados.

Biografia do Autor

Camila Jesus Moreira

Enfermeira. Especialista em Obstetrí­cia. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de
Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAA/UFF). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Donizete Vago Daher

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense  (EEAA/UFF). RJ, Brasil.

Magda Guimarães de Araujo Faria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde  Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil

Hermes Candido de Paula

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da  Universidade Federal Fluminense (EEAA/UFF). RJ, Brasil.

Eleinne Amim

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense 

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Camila Jesus Moreira, Donizete Vago Daher, Magda Guimarães de Araujo Faria, Hermes Candido de Paula, & Eleinne Amim. (2019). Gestantes privadas de liberdade: o desafio da assistência ao pré-natal. Nursing Edição Brasileira, 22(249), 2644–2649. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2644-2649

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos