Estágio supervisionado: a prática reflexiva na formação dos enfermeiros

Autores

  • Carine S. Sena Lima da Silva
  • Flavia Melo de Castro
  • Andressa Ambrosino Pinto
  • Hermes Candido de Paula
  • Eliane Oliveira de Andrade Paquiela
  • Eliane Oliveira de Andrade Paquiela
  • Marina Maria Baltazar de Carvalho
  • Patrí­cia Soares Augusto
  • Tatiana Cabral da Silva Ramos
  • Cássia de Castro Batista
  • Alice Medeiros Lima
  • Cintia Raquel da Costa de Assis

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2650-2656

Palavras-chave:

educação; enfermagem; estudantes de enfermagem.

Resumo

As reflexões apresentadas ao longo deste trabalho relacionam-se com a compreensão das polí­ticas de estágio nacionais e das diretrizes curriculares nacionais para Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, de natureza descritiva
e abordagem exploratória. Na busca inicial, foram encontradas 130 publicações nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE; dessas, 108 foram excluí­das, restando 22 publicações de relevância para esta revisão. Após a leitura dos artigos, foi possí­vel identificar
três categorias. Conclui-se a partir desta pesquisa, que nos estágios hospitalares, os discentes enfrentam, muitas vezes, situações complexas, envolvendo sofrimento humano e conflitos reveladores da nossa fragilidade e vulnerabilidade, que desperta a sua própria
dimensão humana, sensibilizando-os para o cuidar. Porém, ao mesmo tempo, isso os torna vulneráveis ao sofrimento. Nesse contexto, é imprescindí­vel que os docentes, busquem formas de contribuir para a construção de uma formação humana e ética, valorizando a
sua responsabilidade de educador.

Biografia do Autor

Carine S. Sena Lima da Silva

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Flavia Melo de Castro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal dório de Janeiro (UFRJ). RJ, Brasil.

Andressa Ambrosino Pinto

Enfermeira. Mestre em Educação Profissional em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). RJ,
Brasil.

Hermes Candido de Paula

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Famí­lia. Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Eliane Oliveira de Andrade Paquiela

Enfermeiro. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Federal  Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Eliane Oliveira de Andrade Paquiela

Enfermeiro. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Federal  Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Marina Maria Baltazar de Carvalho

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Saúde Pública. Prefeitura do Rio de Janeiro. RJ, Brasil

Patrí­cia Soares Augusto

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Famí­lia. Prefeitura do Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Tatiana Cabral da Silva Ramos

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). RJ, Brasil.

Cássia de Castro Batista

Enfermeira. Especialista em Estética.  Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Alice Medeiros Lima

Enfermeiro. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Cintia Raquel da Costa de Assis

Enfermeiro. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

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Publicado

2019-02-10

Como Citar

Carine S. Sena Lima da Silva, Flavia Melo de Castro, Andressa Ambrosino Pinto, Hermes Candido de Paula, Eliane Oliveira de Andrade Paquiela, Eliane Oliveira de Andrade Paquiela, Marina Maria Baltazar de Carvalho, Patrí­cia Soares Augusto, Tatiana Cabral da Silva Ramos, Cássia de Castro Batista, Alice Medeiros Lima, & Cintia Raquel da Costa de Assis. (2019). Estágio supervisionado: a prática reflexiva na formação dos enfermeiros. Nursing Edição Brasileira, 22(249), 2650–2656. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2650-2656

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos