Estágio supervisionado: a prática reflexiva na formação dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2650-2656Palavras-chave:
educação; enfermagem; estudantes de enfermagem.Resumo
As reflexões apresentadas ao longo deste trabalho relacionam-se com a compreensão das políticas de estágio nacionais e das diretrizes curriculares nacionais para Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, de natureza descritiva
e abordagem exploratória. Na busca inicial, foram encontradas 130 publicações nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE; dessas, 108 foram excluídas, restando 22 publicações de relevância para esta revisão. Após a leitura dos artigos, foi possível identificar
três categorias. Conclui-se a partir desta pesquisa, que nos estágios hospitalares, os discentes enfrentam, muitas vezes, situações complexas, envolvendo sofrimento humano e conflitos reveladores da nossa fragilidade e vulnerabilidade, que desperta a sua própria
dimensão humana, sensibilizando-os para o cuidar. Porém, ao mesmo tempo, isso os torna vulneráveis ao sofrimento. Nesse contexto, é imprescindível que os docentes, busquem formas de contribuir para a construção de uma formação humana e ética, valorizando a
sua responsabilidade de educador.