Os desafios da educação em saúde na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8069-8078

Palavras-chave:

Direito Fundamental, qualidade de vida, educação básica

Resumo

Objetivo: O objetivo do artigo é discutir os desafios enfrentados pela escola pública para a educação em saúde. Método: foi utilizado o procedimento metodológico da revisão integrativa de literatura, em busca por artigos publicados entre os anos de 2015 a 2022 , com os seguintes descritores de pesquisa: saúde; escola pública; educação em saúde, direito à saúde; educação básica. As bases de dados consultadas foram: Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo e Capes. Resultados: a educação em saúde na escola pública, comumente, é vista como a conscientização sobre o autocuidado para evitar doenças, porém, de modo mais amplo, pode ser trabalhada para estimular a reflexão crítica e garantir um direito social. Conclusão: os desafios do ensino de saúde em escola pública é efetivar abordagens que possam elucidar questões que contribuam com a formação cidadã, como o acesso a bens e serviços por meio das políticas públicas. Estima-se, assim, que é necessária maior parceria dos setores educacionais e de saúde para que possam contemplar programas que capacitem os profissionais da educação para a realização de uma abordagem total sobre a saúde como direito fundamental que perpassa a ausência de doenças para contemplar diversos aspectos que garantem a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Lopes

Graduado em Enfermagem, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Boa Vista-RR, Brasil.

Daiane Ruth Alves da Silva

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal – SP, Brasil. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, Brasil

Giselle Alfena Schmidt

Especialista em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Graduada em Administração, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – SP, Brasil.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Pereira Lopes, L., Ruth Alves da Silva, D., & Alfena Schmidt, G. (2022). Os desafios da educação em saúde na escola pública . Nursing (Edição Brasileira), 25(290), 8069–8078. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8069-8078

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos