Os desafios da educação em saúde na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8069-8078Palavras-chave:
Direito Fundamental, qualidade de vida, educação básicaResumo
Objetivo: O objetivo do artigo é discutir os desafios enfrentados pela escola pública para a educação em saúde. Método: foi utilizado o procedimento metodológico da revisão integrativa de literatura, em busca por artigos publicados entre os anos de 2015 a 2022 , com os seguintes descritores de pesquisa: saúde; escola pública; educação em saúde, direito à saúde; educação básica. As bases de dados consultadas foram: Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo e Capes. Resultados: a educação em saúde na escola pública, comumente, é vista como a conscientização sobre o autocuidado para evitar doenças, porém, de modo mais amplo, pode ser trabalhada para estimular a reflexão crítica e garantir um direito social. Conclusão: os desafios do ensino de saúde em escola pública é efetivar abordagens que possam elucidar questões que contribuam com a formação cidadã, como o acesso a bens e serviços por meio das políticas públicas. Estima-se, assim, que é necessária maior parceria dos setores educacionais e de saúde para que possam contemplar programas que capacitem os profissionais da educação para a realização de uma abordagem total sobre a saúde como direito fundamental que perpassa a ausência de doenças para contemplar diversos aspectos que garantem a qualidade de vida.