Aplicativos Móveis Incorporados à Assistência de Enfermagem ao Estomizado Intestinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8113-8126

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Assistência de Enfermagem, Autocuidado, Estomia

Resumo

Objetivo: investigar as evidências científicas sobre o uso de aplicativos móveis para o cuidado de pessoas com estomias intestinais. Método: Realizou-se revisão integrativa da literatura nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, adotando um recorte temporal do período de 2016-2021. Resultados: Ao total foram selecionados 09 artigos cujos resultados mostraram que a criação de aplicativos móveis em saúde tem se mostrado válida como estratégia de acompanhamento e prescrição de condutas terapêuticas, devido ao seu potencial em aliar a teoria à prática contemplando o indivíduo na sua integralidade e individualidade, promovendo e facilitando a sua reabilitação. Conclusão: Representam, portanto, os aplicativos móveis, ferramentas de promoção de autocuidado em pacientes estomizados intestinais para a prevenção de complicações na pele periestomal, traduzindo-se em uma grande inovação devido aos seus benefícios em relação à qualidade, rapidez, dinamismo e segurança. Entretanto, tem-se ainda uma lacuna relacionada à tímida produção de estudos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense UFF – Brasil; Pós-Graduado em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ - Brasil; Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ – Brasil.

Fátima Helena do Espírito Santo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem; Professora Associada no Departamento enfermagem medico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ – Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem; Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ENF/UERJ. Coordenadora do curso de Pós-Graduado em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

Hosana Pereira Cirino

Enfermeira. Mestre pelo Programa Acadêmico em Fundamentos Filosóficos, Teóricos e Tecnológicos do Cuidar em Saúde e Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Estomoterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz dos Santos

Enfermeiro. Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense UFF – Brasil. Professor Adjunto do Departamento Enfermagem Médico-cirúrgico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Câmara Técnica/ Idoso; Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Natália Braga Bossan

Enfermeira. Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Auditoria em Sistemas Hospitalares pela Faculdade Unyleya. Pós-graduanda em Urgência e Emergência em Enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Docente do Curso Técnico de Enfermagem no Centro de Educação Tecnológica de Niterói. RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Alves Ribeiro, W., do Espírito Santo, F. H., Dantas de Oliveira Souza, N. V., Pereira Cirino, H., dos Santos, L., & Braga Bossan, N. (2022). Aplicativos Móveis Incorporados à Assistência de Enfermagem ao Estomizado Intestinal. Nursing (Edição Brasileira), 25(290), 8113–8126. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8113-8126

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos