Saúde e educação: uma parceria necessária a inclusão da criança autista

Autores

  • Carine S. Sena Lima da Silva
  • Leonardo Maia
  • Flavia Melo de Castro
  • Princielle Fornaciari
  • Ana Paula Hlade Vasconcelos
  • Lidiane Soares de Andrade
  • Polyana Dávila da Silva
  • Thamires Soares da Silva
  • Juvanice Paixão Costa
  • Simone Lima Damasceno
  • Dheisy Martins da Silva
  • Francisco José de Souza Kanenberg

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2676-2680

Palavras-chave:

transtorno autí­stico; criança; inclusão educacional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura nacional e internacional quanto a artigos de periódicos cientí­ficos sobre a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atentando-se para o perí­odo e o periódico, os temas investigados e suas metodologias. Foram selecionados 16 estudos nas bases LILACS e SciELO, publicados entre 2012 e 2017. As pesquisas nacionais e internacionais foram agrupadas de acordo com os temas de investigação e os seus objetivos. A maioria dos estudos localizados caracterizou-se como empí­rico e de abordagem qualitativa. De modo geral, a revisão da literatura realizada possibilitou o resgate de experiências sobre a inclusão escolar de crianças com TEA, além de esboçar um breve panorama dos principais temas que estão sendo investigados.

Biografia do Autor

Carine S. Sena Lima da Silva

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado. Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Leonardo Maia

Graduando em Enfermagem.  Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Flavia Melo de Castro

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro(UNESA). RJ, Brasil.

Princielle Fornaciari

Graduando em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Ana Paula Hlade Vasconcelos

Graduando em Enfermagem. Universidade Veiga de Almeida(UVA). RJ, Brasil.

Lidiane Soares de Andrade

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Polyana Dávila da Silva

Graduando em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Thamires Soares da Silva

Graduando em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

Juvanice Paixão Costa

Graduando em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil

Simone Lima Damasceno

Graduando em Enfermagem.  Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil

Dheisy Martins da Silva

Graduando em Enfermagem. Universidade Veiga de Almeida(UVA). RJ, Brasil.

Francisco José de Souza Kanenberg

Graduando em Enfermagem.  Universidade Estácio de Sá(UNESA). RJ, Brasil.

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

S. Sena Lima da Silva, C. ., Maia, L., Melo de Castro, F., Fornaciari, P. ., Hlade Vasconcelos, A. P., Soares de Andrade, L. ., Dávila da Silva, P., Soares da Silva, T., Paixão Costa, J. ., Lima Damasceno, S. ., Martins da Silva, D. ., & de Souza Kanenberg, F. J. . (2019). Saúde e educação: uma parceria necessária a inclusão da criança autista. Nursing Edição Brasileira, 22(249), 2676–2680. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2676-2680

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos