Residência multiprofissional em saúde mental: atuação de enfermeiros no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8195-8206

Palavras-chave:

Enfermagem, Especialização, Saúde Mental, Psiquiatria

Resumo

Na saúde mental nos deparamos com desafios ao longo dos anos, avançamos com políticas públicas direcionadas ao atendimento dos pressupostos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a ampliação de redes substitutivas a psiquiatria, novas práticas foram produzidas, influenciando o processo de formação de enfermeiros desde a graduação quanto na pós-graduação. Objetivo: analisar estratégias de enfermeiros para a integração ensino-assistência junto à residentes multiprofissionais em Saúde Mental. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, com dez enfermeiros de uma instituição psiquiátrica universitária. Os dados foram coletados de fevereiro/17 a maio/17, por entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Identificamos como estratégias: interação interprofissional; trabalho em equipe; estímulo ao cuidado psicossocial. Conclusão: Os enfermeiros atuam como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem independentemente de serem preceptores ou não, porquanto permanentemente atuam na assistência. Sugerimos a formalidade no preparo de enfermeiros-preceptores utilizadores de metodologias de ensino apropriadas para o campo da saúde mental.

Biografia do Autor

Diego Rocha Louzada Villarinho

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em enfermagem dermatológica Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial (UNOPAR) Professor de Atenção Básica e Saúde Mental do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Brasil

Ana Cristina Silva de Carvalho

Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Enfermeira, Tutora da Residência Multiprofissional da Divisão de Ensino e Pesquisa do INTO. Professora Adjunto Mestre I da UNIGRANRIO. Brasil

Alessandra Cabral de Lacerda

Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Enfermeira, Tutora da Residência Multiprofissional da Divisão de Ensino e Pesquisa do INTO. Professora Adjunto Mestre I da UNIGRANRIO. BrasilDoutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Enfermeira, Tutora da Residência Multiprofissional da Divisão de Ensino e Pesquisa do INTO. Professora Adjunto Mestre I da UNIGRANRIO. Brasil

Débora Ribeiro Cardoso

Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Enfermeira do IPUB/UFRJ e do DESIP. Brasil

Rosa Gomes dos Santos Ferreira

Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Enfermeira do IPUB e do HMMC. Brasil

Maria Angélica de Almeida Peres

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Amnna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Louzada Villarinho, D. R., Silva de Carvalho, A. C., Cabral de Lacerda, A., Ribeiro Cardoso, D., dos Santos Ferreira, R. G., & de Almeida Peres, M. A. (2022). Residência multiprofissional em saúde mental: atuação de enfermeiros no processo de ensino-aprendizagem . Nursing Edição Brasileira, 25(290), 8195–8206. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8195-8206

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos