Competências Pedagógicas do enfermeiro professor na graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2721-2727Palavras-chave:
professor, enfermeiro, competênciasResumo
Objetivo: Identificar as competências pedagógicas necessárias ao enfermeiro para o exercício da docência nos cursos de
graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa. Resultados: A amostra foi composta por 10 artigos que destacaram como competências: conhecimento sobre o que ensina; familiaridade com os processos administrativos da escola; criatividade; inovação; curiosidade; empatia; entusiasmo; bom relacionamento; comunicação efetiva e eficaz; habilidades para realizar técnicas, supervisão, registros, avaliações e planejamento. A qualidade metodológica dos estudos foi relevante. Conclusão: Identificou-se diferentes referenciais teóricos para conceituar competências e a ausência de uma matriz que fundamente a formação e avaliação docente. Sugere-se que novos estudos possam ser realizados criando e validando instrumentos com essa proposta.