Competências Pedagógicas do enfermeiro professor na graduação em enfermagem

Autores

  • Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da Silva
  • Alexandre Pazetto Balsanelli
  • Vanessa Ribeiro Neves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2721-2727

Palavras-chave:

professor, enfermeiro, competências

Resumo

Objetivo: Identificar as competências pedagógicas necessárias ao enfermeiro para o exercí­cio da docência nos cursos de
graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa. Resultados: A amostra foi composta por 10 artigos que destacaram como competências: conhecimento sobre o que ensina; familiaridade com os processos administrativos da escola; criatividade; inovação; curiosidade; empatia; entusiasmo; bom relacionamento; comunicação efetiva e eficaz; habilidades para realizar técnicas, supervisão, registros, avaliações e planejamento. A qualidade metodológica dos estudos foi relevante. Conclusão: Identificou-se diferentes referenciais teóricos para conceituar competências e a ausência de uma matriz que fundamente a formação e avaliação docente. Sugere-se que novos estudos possam ser realizados criando e validando instrumentos com essa proposta.

Biografia do Autor

Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da Silva

Doutoranda pelo programa de PósGraduação stricto sensu, na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação stricto sensu, na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), professora assistente III do curso de graduação em enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul.

Alexandre Pazetto Balsanelli

Enfermeiro, doutor, docente adjunto do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil.

Vanessa Ribeiro Neves

Enfermeira, Docente Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Regina Lins do Prado Tardelli da Silva, S. ., Pazetto Balsanelli, A. ., & Ribeiro Neves, V. . (2019). Competências Pedagógicas do enfermeiro professor na graduação em enfermagem. Nursing (Edição Brasileira), 22(250), 2721–2727. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2721-2727

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos