Consequências da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil: revisão integrativa

Autores

  • Wdyane Layane da Costa Rodrigues
  • July Grassiely de Oliveira Branco
  • Sue Helem Bezerra Cavalcante Facundo
  • Francisca Bertilia Chaves Costa
  • Célida Juliana de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2728-2733

Palavras-chave:

depressão, desenvolvimento infantil, depressão pós-parto

Resumo

Objetivo: Identificar as consequências da depressão pós-parto para o desenvolvimento infantil. Método: Trata-se de
uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
(LILACS), Basa de Dados de Enfermagem (BDENF) e Index Psicologia – Periódicos técnico-cientí­ficos via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionada a amostra de 15 artigos. Resultados: Os estudos corpus desta revisão relacionaram a depressão pós-parto a consequências negativas para o desenvolvimento de uma criança, tais como: problemas de comportamento; desordens linguí­sticas, afetivas, cognitivas e sociais; além de desordens alimentares; alterações no padrão de sono e na atividade cerebral; efeitos deletérios na interação mãe-bebê. Conclusão: A depressão pós-parto merece maior atenção í  ní­vel de saúde pública. Assim estratégias precoces de intervenção para mães como caracterí­sticas de depressão pós-parto são necessárias para assegurar o bem-estar mental das mulheres e contribuir para um desenvolvimento pueril saudável.

Biografia do Autor

Wdyane Layane da Costa Rodrigues

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-Graduanda em MBA em Gestão hospitalar com ênfase na qualidade e segurança do paciente.

July Grassiely de Oliveira Branco

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP.

Sue Helem Bezerra Cavalcante Facundo

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Preceptora de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Francisca Bertilia Chaves Costa

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP.

Célida Juliana de Oliveira

Enfermeira. Doutorada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto da Universidade Regional do Cariri. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Layane da Costa Rodrigues, W. ., Grassiely de Oliveira Branco, J. ., Helem Bezerra Cavalcante Facundo, S. ., Bertilia Chaves Costa, F. ., & Juliana de Oliveira, C. . (2019). Consequências da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil: revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 22(250), 2728–2733. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2728-2733

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos