Sintomatologia de ansiedade em profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8540-8555

Palavras-chave:

Ansiedade, Saúde Mental, Serviços Médicos de Emergência, Profissionais da Saúde

Resumo

Objetivo: Rastrear sintomas de ansiedade em profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Método: Estudo exploratório, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizado em SAMU localizado no interior do Piauí, entre abril e junho de 2021, através de questionário on-line. O instrumento classificou os participantes em: ansiedade mínima; ansiedade leve; ansiedade moderada; e ansiedade grave. Para análise estatística utilizou-se o teste de razão de verossimilhança, pois, a razão esperada foi menor que 5 nas variáveis analisadas, sendo considerado o nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Participaram do estudo 14 profissionais assistenciais. Entre os sintomas indagados, houve prevalência de: “incapacidade de relaxar” (35,7%), “medo que o pior aconteça” (35,6%), “palpitação ou aceleração do coração” (28,6%) e “sensação de calor” (28,5%). Conclusão: A maioria dos emergencistas foi classificada com ansiedade mínima, contudo, a baixa adesão de participantes dificultou uma análise mais consistente da sintomatologia de ansiedade nesses profissionais.

Biografia do Autor

Lairton Batista de Oliveira

Enfermeiro. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI), Brasil.

Pallysson Paulo da Silva

Enfermeiro. Mestrando no Programa de Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI), Brasil.

Antonia Tiarla Bezerra de Melo

Enfermeira. Plantonista no Hospital Municipal Dona Lourdes Mota. Pio IX (PI), Brasil.

Mayara Leoneide de Morais

Enfermeira. Pós-graduanda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências da Bahia. Teresina (PI), Brasil.

Luisa Helena de Oliveira Lima

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Universidade Federal do Piauí. Picos (PI), Brasil.

Lany Leide de Castro Rocha Campelo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Piauí. Picos (PI), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Batista de Oliveira, L., Paulo da Silva, P., Bezerra de Melo, A. T., Leoneide de Morais, M., de Oliveira Lima, L. H., & de Castro Rocha Campelo, L. L. (2022). Sintomatologia de ansiedade em profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência. Nursing Edição Brasileira, 25(292), 8540–8555. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8540-8555

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos