Fatores relacionados à redução das metas vacinais infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8828-8841

Palavras-chave:

Vacinas, Cobertura Vacinal, Epidemiologia Descritiva, Saúde da Criança, Criança

Resumo

Objetivo:investigar os fatores relacionados para a redução das metas vacinais infantis.Método: revisão integrativa da literatura embasada no checklist Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses. As bases de dados consultadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados de Enfermagem em março de 2021.Foram incluídos artigos originais, nacionais e disponíveis na íntegra, publicados no período de 2016 a 2021.Resultados:a amostra compreendeu 10 artigos. A falta de tempo dos pais para levar os filhos às unidades de saúde para serem vacinadas foi evidenciado em 4 (40%) estudos, 2 (20%) mostraram a dificuldade de acesso as unidades por motivos de locomoção e outros 2 (20%) citaram as salas de vacinas com falta de imunobiológicos.Conclusão:a redução das metas vacinais infantis está relacionada à falta de tempo dos pais, deslocamento e falta de insumos nas unidades de saúde.

Biografia do Autor

Maria Helena de Castro

Graduada em Enfermagem em Universidade do Estado de Minas Gerais.

Fernanda Campos de Freitas

Acadêmica em Enfermagem em Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Karolyne Reis Ferreira

Graduada em Enfermagem em Universidade do Estado de Minas Gerais.

Cláudia Martins da Costa

Graduada em Enfermagem em Universidade do Estado de Minas Gerais 

Juliana Pereira Cardoso

Bióloga. Mestre em Bioengenharia pela Universidade Federal de São João del-Rei. 

Débora Aparecida Silva Souza

Enfermeira. Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

de Castro, M. H., Campos de Freitas, F., Reis Ferreira, K., Martins da Costa, C., Pereira Cardoso, J., & Silva Souza, D. A. (2022). Fatores relacionados à redução das metas vacinais infantis. Nursing Edição Brasileira, 25(293), 8828–8841. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8828-8841

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos