Os desafios do profissional de enfermagem para uma cobertura vacinal eficaz

Autores

  • Viviane Botelho Teixeira
  • Heloí­sa de Sousa Constantino de Abreu
  • Halene Cristina Dias de Armada e Silva
  • Cláudia Maria Messias
  • Bruno Ferreira Serrado Barboza
  • Maria Regina Bernardo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2862-2867

Palavras-chave:

cobertura vacinal; imunização; enfermagem.

Resumo

Objetiva-se descrever os desafios encontrados pelos profissionais de enfermagem para uma cobertura vacinal eficaz. Trata-se de uma revisão qualitativa descritiva sendo utilizadas publicações cientí­ficas de enfermagem indexadas na base de dados SciELO, LILACS e MEDLINE, entre os anos de 2008 e 2018. Como resultado encontrou-se que a monitoração da cobertura vacinal é um mecanismo importante para avaliar programas de imunização, contudo a literatura mostra que as estimativas fundamentadas em informações administrativas possuem limitações, sobretudo em amplos núcleos da população, pois podem esconder muitas diferenças locais. Conclui-se que a cobertura vacinal é uma estratégia de saúde que demanda dos profissionais enfermeiros uma assistência qualificada, capaz de controlar doenças imunoprevení­veis evitando assim as doenças e a redução da morbimortalidade da população. Os enfermeiros realizam ações que visam atualização do cartão de vacinação, educação em saúde da população e educação permanente da equipe.

Biografia do Autor

Viviane Botelho Teixeira

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Castelo Branco. RJ, Brasil.

Heloí­sa de Sousa Constantino de Abreu

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Castelo Branco. RJ, Brasil

Halene Cristina Dias de Armada e Silva

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Docente da Graduação de Enfermagem da Universidade Castelo Branco. Diretora do CMS Belizário Penna (SMS/RJ). RJ, Brasil.

Cláudia Maria Messias

Enfermeira. Doutora pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica (MEP) da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Bruno Ferreira Serrado Barboza

Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professor da Universidade Castelo Branco (UCB). RJ, Brasil.

Maria Regina Bernardo da Silva

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora da Universidade Castelo Branco (UCB). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Botelho Teixeira, V. ., de Sousa Constantino de Abreu, H. ., Cristina Dias de Armada e Silva, H. ., Maria Messias, C. ., Ferreira Serrado Barboza, B. ., & Regina Bernardo da Silva, M. . (2019). Os desafios do profissional de enfermagem para uma cobertura vacinal eficaz. Nursing (Edição Brasileira), 22(251), 2862–2867. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2862-2867

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos