Perfil de pacientes do núcleo de atenção í  saúde da pessoa estomizada: na ótica sociocultural e econômica

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro
  • Marilda Andrade
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella
  • Diana Mary Araújo de Melo Flach
  • Juliano Miranda Teixeira
  • Kelli Cristina Dutra da Silva Santiago Ranauro Dutra da Silva Santiago Ranauro

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2868-2874

Palavras-chave:

estomia; enfermagem; programas nacionais de saúde.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo sobre o perfil social e clí­nico de paciente estomizados intestinais, cadastrados em um Núcleo de Atenção í  Saúde da Pessoa Estomizada, situado em um municí­pio do Estado do Rio de Janeiro, que objetivou em analisar o perfil sociocultural e econômico do paciente estomizado intestinal cadastrado no Núcleo de Atenção í  Saúde da Pessoa Estomizada. A amostra foi composta por 32 participantes, de ambos os sexos e idade mí­nima de 18 anos e máxima de 91 anos, sendo 13 participantes do sexo feminino e 19 participantes do sexo masculino, sua maior parte com renda familiar entre um e dois salários mí­nimos, ensino fundamental incompleto, residentes em casa própria com familiares. Conclui-se que há a necessidade de uma reorganização da assistência prestada aos pacientes estomizados, de forma que os princí­pios do SUS sejam uma realidade de vida do público em questão, tem em vista que, a assistência ao estomizado perpassa a execução de cuidado técnico.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Pós graduação de
Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva da UNIG, no módulo de Assistência de Enfermagem a Criança e ao Adolescente Grave ou de Risco. Preceptor Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Uniabeu. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Pós-Graduado em Alta Complexidade (UNIGRANRIO); Saúde da Famí­lia (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UERJ); Gestão de Redes e Atenção í  Saúde (FIOCRUZ); Pediatria e Neonatologia (FAVENI). RJ,  Brasil. Autor correspondente.

Marilda Andrade

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Diretora, Professora Associada Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da UFF. RJ, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella

Enfermeira. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Preceptor Acadêmico do Curso de
Graduação em Enfermagem da Uniabeu. Mestranda em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. RJ, Brasil.

Diana Mary Araújo de Melo Flach

Enfermeira. Mestre e Doutora pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de 
Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC/ UFF). RJ, Brasil.

Juliano Miranda Teixeira

Enfermeiro na Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Pós-Graduado em Estomaterapia (UERJ). RJ, Brasil.

Kelli Cristina Dutra da Silva Santiago Ranauro Dutra da Silva Santiago Ranauro

Enfermeira. Especialista em UTI Neonatal e Pediatria pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Psicanálise Clí­nica pela Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Alves Ribeiro, W. ., Andrade, M. ., Porath Azevedo Fassarella, B. ., Araújo de Melo Flach, D. M. ., Miranda Teixeira, J. ., & Dutra da Silva Santiago Ranauro, K. C. D. da S. S. R. (2019). Perfil de pacientes do núcleo de atenção í  saúde da pessoa estomizada: na ótica sociocultural e econômica. Nursing Edição Brasileira, 22(251), 2868–2874. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2868-2874

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos