Formação do enfermeiro para os cuidados de pacientes crí­ticos na Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Patrí­cia Veras Neves de Oliveira
  • Alexandra de Oliveira Matias
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
  • Cláudia Maria Messias
  • Fabiana Silva Marins Santa Rosa
  • Joana Darc Fialho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2751-2755

Palavras-chave:

admissão e escalonamento de pessoal, cuidados crí­ticos, educação em enfermagem

Resumo

Objetiva-se analisar e discutir o perfil da formação pré e pós-admissional dos enfermeiros de uma UTI. Estudo descritivo com 20 enfermeiros de uma UTI num hospital de ensino no Rio de Janeiro. Foi realizada uma entrevista contendo variáveis sociais e formação pré e pós-admissional. Os dados foram analisados por estatí­stica descritiva. A média de idade dos enfermeiros foi de 39,4 anos e 12 (60%) foram admitidos na UTI com algum tipo de especialização médico-cirúrgica. No que tange í  formação em stricto sensu, somente (3) 15% tinham essa formação pré-admissão, sendo que houve aumento de 8 (40%) na formação pós-admissional, distribuí­dos entre lato e stricto sensu. Conclui-se que há o domí­nio da formação lato sensu, reflexo de uma formação voltada para a prática, porém já é possí­vel observar a presença de mestres profissionais e doutorandos demonstrando a preocupação com sua autonomia e aprimoramento permanente de alto ní­vel.

Biografia do Autor

Patrí­cia Veras Neves de Oliveira

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ

Alexandra de Oliveira Matias

Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense e enfermeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

PhD pela Escola Superior de Enfermagem do Porto/Portugal; Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF. Niterói/RJ.

Cláudia Maria Messias

PhD pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. Profª Adjunta do Dep. Materno Infantil e Psiquiatria - MEP. Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, Brasil.

Fabiana Silva Marins Santa Rosa

Doutoranda em Ciências do Cuidado da UFF, Mestre em Ensino na Saúde UFF, Especialista em Saúde da Famí­lia UERJ, Enfermeira da Atenção Básica da Coordenadoria da AP 5.1 do RJ lotada no Departamento de Ações e Programas em Saúde, Enfermeira do Núcleo de Vigilância Hospitalar do HMMRC de Duque de Caxias, Professora de Atenção Básica da UNISUAM.

Joana Darc Fialho de Souza

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde / EEAAC/UFF. Professora auxiliar. Eixo Metodologia de Ensino e Pesquisa de Enfermagem UFRJ Campus Macaé.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Veras Neves de Oliveira, P. ., de Oliveira Matias, A. ., Soraia Cavalcanti Valente, G. ., Maria Messias, C. ., Silva Marins Santa Rosa, F. ., & Darc Fialho de Souza, J. . (2019). Formação do enfermeiro para os cuidados de pacientes crí­ticos na Unidade de Terapia Intensiva. Nursing Edição Brasileira, 22(250), 2751–2755. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2751-2755

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos