Associação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA internacional com hospitalização e morte em insuficiência cardí­aca

Autores

  • Michele Bastos Costa
  • Glaucio Martins da Silva Bandeira
  • Juliana de Melo Vellozo Pereira
  • Lyvia da Silva Figueiredo
  • Ricardo Gonçalves Cordeiro
  • Paula Vanessa Peclat Flores
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2783-2787

Palavras-chave:

insuficiência cardí­aca, diagnósticos de enfermagem, mortalidade

Resumo

Objetiva-se identificar os diagnósticos de enfermagem da NANDA-I mais frequentes em uma clí­nica de insuficiência cardí­aca, verificar a associação dos diagnósticos de enfermagem e outras variáveis independentes com o óbito. Estudo de coorte,
retrospectivo com coleta de dados clí­nicos em prontuários e contato telefônico com os pacientes/familiares para a verificação de
hospitalização/óbito. A análise ocorreu através do cálculo de frequências, mí­nimo, máximo, média, desvio padrão e regressão logí­stica. Dentre os resultados foram identificados como diagnósticos de enfermagem mais frequentes a ansiedade, disfunção sexual, fadiga, intolerância a atividade e conhecimento deficiente, entretanto, não apresentaram associação com o óbito. Como previsores para óbito estão o sexo feminino, presença de internação hospitalar e não presença de obesidade. Conclui-se que as respostas dos pacientes í  doença puderam ser identificadas através dos diagnósticos de enfermagem e de outras variáveis.

Biografia do Autor

Michele Bastos Costa

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil. 

Glaucio Martins da Silva Bandeira

Pedagogo. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Juliana de Melo Vellozo Pereira

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Lyvia da Silva Figueiredo

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Ricardo Gonçalves Cordeiro

Educador Fí­sico. Mestre em Ciências da Atividade Fí­sica pela UNIVERSO. RJ, Brasil.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares. Professora Adjunta II do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Pós-Doutorado em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Administração e Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF) RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Bastos Costa, M. ., Martins da Silva Bandeira, G. ., de Melo Vellozo Pereira, J. ., da Silva Figueiredo, L. ., Gonçalves Cordeiro, R. ., Vanessa Peclat Flores, P. ., & Carla Dantas Cavalcanti, A. . (2019). Associação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA internacional com hospitalização e morte em insuficiência cardí­aca. Nursing Edição Brasileira, 22(250), 2783–2787. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2783-2787

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos