Percepção dos enfermeiros em relação à urgência/emergência em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9058-9075

Palavras-chave:

Saúde Mental, Emergências, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos enfermeiros da unidade de pronto atendimento sobre urgência/emergência em saúde mental no município de Itajaí. Método: Abordagem qualitativa, coleta de dados em junho de 2019 mediante entrevistas semi-estruturadas individual e análise temática de conteúdo. Incluídos, enfermeiros atuantes que atenderam demandas de saúde mental no UPA e preencheram o TCLE, aqueles que não aceitaram ou não haviam realizado atendimento, exclusos. As categorias de análise foram compostas por três constructos; caracterização dos participantes do estudo; o conhecimento do enfermeiro na assistência à urgência/ emergência em saúde mental do UPA. Resultados: Indicaram que o sentido do trabalho para cada profissional possui características polissêmicas e, muitas vezes, confrontantes. Os constructos identificados foram correlacionados com conhecimentos e rotina de trabalho do profissional. Conclusão: Esta pesquisa contribui com as discussões a respeito da sensibilização dos profissionais enfermeiros quanto aos sentidos do trabalho e a essência do cuidado à pacientes de saúde mental.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Vieira Severino

Enfermeira, Itajaí (SC)

Jenifer Cristina de Camargo Hawreliuk

Acadêmica de enfermagem, Itajaí (SC)

Mayara Ana da Cunha Kersten

Doutora em Educação, Enfermeira, Docente, Coordenadora do projeto Universidade para terceira idade (UNIVIDA), Itajaí (SC)

Rafaella Rebello

 Mestre em Educação, Enfermeira, Docente, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Itajaí (SC).

Sandy Aparecida Pereira

Doutoranda em Educação, Docente, Porto Belo (SC).

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Vieira Severino, A. C., de Camargo Hawreliuk, J. C., da Cunha Kersten, M. A., Rebello, R., & Pereira, S. A. (2022). Percepção dos enfermeiros em relação à urgência/emergência em saúde mental. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9058–9075. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9058-9075

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos