Facilidades e limitações do enfermeiro no processo do raciocí­nio clí­nico

Autores

  • Marcos Antonio Nunes de Araujo
  • Márcia Regina Martins Alvarenga
  • Jose Carlos Souza
  • Nanci da Silva Teixeira Junqueira
  • Rogério Dias Renovato
  • Wilson Danilo Lunardi Filho

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2887-2892

Palavras-chave:

raciocí­nio clí­nicos; enfermagem clí­nica; facilitador.

Resumo

O objetivo desse estudo foi conhecer os facilidades e limitações dos enfermeiros para desenvolver o raciocí­nio clí­nico. Estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal, que procurou averiguar as "facilidades e limitações dos enfermeiros no processo do raciocí­nio clí­nico" de 163 enfermeiros dos sete hospitais do Municí­pio de Dourados/MS, no primeiro semestre de 2016, sendo 79,8% são do sexo feminino, 65,4% são especialistas e 85,9% são do regime de Consolidação das Leis trabalhistas. Os participantes apontaram "educação permanente" (62%) como o principal facilitador e "pouco tempo para estudar" (45,39%) como a maior  limitação para desenvolverem o raciocí­nio clí­nico. Conclui-se ser preciso criar estratégias na rede hospitalar que possibilitem aos enfermeiros se atualizarem dentro da própria instituição que trabalha e averiguar os fatores que contribuem para essa falta de tempo que o grande grupo optou como processo que limita o raciocí­nio clí­nico.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Nunes de Araujo

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). MS, Brasil. Autor correspondente.

Márcia Regina Martins Alvarenga

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, com Pós-Doutorado em Ciências da Saúde. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). MS, Brasil.

Jose Carlos Souza

Médico Psiquiatra. Doutor, com Pós- Doutorado em Saúde Mental. Professor Adjunto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). MS, Brasil.

Nanci da Silva Teixeira Junqueira

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). RS, Brasil.

Rogério Dias Renovato

Farmacêutico. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). MS, Brasil.

Wilson Danilo Lunardi Filho

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado IV Aposentado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), RS Brasil.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Antonio Nunes de Araujo, M. ., Regina Martins Alvarenga, M. ., Carlos Souza, J. ., da Silva Teixeira Junqueira, N. ., Dias Renovato, R. ., & Danilo Lunardi Filho, W. . (2019). Facilidades e limitações do enfermeiro no processo do raciocí­nio clí­nico. Nursing Edição Brasileira, 22(251), 2887–2892. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2887-2892

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos