Reflexoterapia e auriculoterapia para lombalgia aguda em docentes e discentes universitários: Ensaio clínico duplo-cego

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9280-9295

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Dor lombar, Reflexoterapia, Serviços de saúde para estudantes

Resumo

Objetivo: comparar os efeitos da auriculoterapia e reflexoterapia podal para lombalgia aguda inespecífica em docentes e discentes universitários da área da saúde. Método: ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo-cego, com 189 participantes distribuídos em três grupos: auriculoterapia experimental, reflexoterapia experimental e combinadas. Fora realizados 3 intervenções. Para a coleta foram utilizados: Questionário Sociodemográfico; Escala Visual e Analógica de intensidade na avaliação da dor; e Questionário para Lombalgia. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS Statistics versão 18.0 Foram aplicados: teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov; testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher para comparação entre os grupos, e Análise de variância com post hoc ou Kruskal-Wallis, conforme apropriado. Resultados: evidenciou-se redução significativa da dor nos três protocolos (p=<0,001) para o Questionário de lombalgia, mas na comparaçãoda escala da dor, houve menor eficácia no grupo combinado (p=0,006). Conclusão: Ambas as terapias são eficazes e indicadas para controle da lombalgia aguda.

Biografia do Autor

Graciela Mendonça da Silva de Medeiros

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC),Florianópolis-SC, Brasil.

Grace Teresinha Marcon Dal Sasso

Enfermeira. Professora, Draª do Programa dede Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina(PEN/UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.

Aline Daiane Schlindwein

Farmacêutica. Doutora em Bioquímica pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretora de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Isadora Ferrante Boscoli de Oliveira Alves

Naturóloga. Mestra, doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.

Roberta Costa

Enfermeira. Professora, Drª do Programa de PEN/UFSC. Líder LAIPISON/UFS, Florianópolis-SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Mendonça da Silva de Medeiros, G., Marcon Dal Sasso, G. T., Schlindwein, A. D., Boscoli de Oliveira Alves, I. F., & Costa, R. (2023). Reflexoterapia e auriculoterapia para lombalgia aguda em docentes e discentes universitários: Ensaio clínico duplo-cego. Nursing Edição Brasileira, 26(296), 9280–9295. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9280-9295

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos