Uso de métodos contraceptivos durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9349-9360

Palavras-chave:

Contraceptivos, Coronavírus, Pandemia, Planejamento Reprodutivo

Resumo

Objetivo: Análise do uso de métodos contraceptivos no período da pandemia. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (número 3.146.657). Foram entrevistadas via chamada telefônicas colaboradoras que retiraram contraceptivos em 01/01/2020 à 30/07/2020, excluídas os menores de 18 anos de idade; cadastro incompleto e residência fora da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Aquiles Stenghel (Londrina – Paraná). Resultados: Elaboraram-se tabelas descritivas com as respostas obtidas. Notou-se que quatro colaboradoras não usavam nenhum contraceptivo no momento da entrevista, e oito haviam trocado de métodos contraceptivos. Todas referiram conhecer pelo menos um contraceptivo e tê-lo utilizado em algum momento. Conclusão: O anticoncepcional injetável, apesar dos efeitos indesejáveis mencionados, continuou sendo o mais usado por entre a maioria delas, e observou-se um desuso da camisinha. Ficou evidente a necessidade de ampliar o olhar para as especificidades das mulheres, em especial as que estão em contexto de vulnerabilidades.

Biografia do Autor

Ana Clara Cerato Bispo

Farmacêutica, especialista em farmácia clínica ênfase Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Gabriela Peres Peruchi

Farmacêutica especialista em farmácia clínica ênfase Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Rafaele Maria Tirolla

Farmacêutica, especialista em farmácia clínica ênfase Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Priscila Alexandra Colmiran

Enfermeira, especialista em saúde coletiva e saúde da família e enfermagem obstétrica,  coordenadora da Saúde da Mulher na Diretoria de Atenção Primária à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, mestranda pelo programa de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Joice Mara Cruciol

Farmacêutica, Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Ester Massae Okamoto Dalla Costa

Farmacêutica, Doutora em Saúde Pública, Vice-coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Cerato Bispo, A. C., Peres Peruchi, G., Tirolla, R. M., Colmiran, P. A., Cruciol, J. M., & Okamoto Dalla Costa , E. M. (2023). Uso de métodos contraceptivos durante a pandemia da COVID-19. Nursing Edição Brasileira, 26(297), 9349–9360. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9349-9360

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos