Sobrecarga da equipe de enfermagem e o risco de eventos adversos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9371-9382

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Segurança do Paciente, Serviços Médicos de Emergência, Trabalho

Resumo

Objetivo: Analisar os elementos relacionados a sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem que podem influenciar na ocorrência de eventos adversos e comprometer a segurança do paciente. Método: Estudo descritivo, quantitativo, realizado em um Hospital público do Distrito Federal, com aplicação de um questionário semiestruturado, com total de 92 participantes.Resultado: A maioria dos participantes eram técnicos de enfermagem do sexo feminino, com tempo de atuação superior a 10 anos, com carga horária semanal de 40 horas, e apenas 1 vínculo empregatício. O cooperativismo entre os colegas foi notório, e a grande maioria afirmou haver sobrecarga de serviço na unidade e que essa, por sua vez, afeta a segurança do paciente. Conclusão: A sobrecarga dos profissionais potencializada pela insuficiência de recursos humanos e materiais, alta demanda de pacientes e deficiência nos sistemas organizacionais institucionais, resultam em uma assistência deficiente com aumento do risco de eventos adversos. 

Biografia do Autor

Franciele Xavier da SIlva

Enfermeira. Discente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.

Marcella Albuquerque Santos

Enfermeira. Discente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

Samara Silva de Queiroz

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

Thaís Fernandes de Oliveira

 Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Preceptora do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Trauma da Secretaria pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

Flávia Cristina Lacerda Ferreira

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Mestranda no programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade de Brasília(UnB).

Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira. Mestre e Doutorando em enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Docente em enfermagem no Centro Universitário UniLS. 

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Xavier da SIlva, F., Albuquerque Santos, M., Silva de Queiroz, S., Fernandes de Oliveira, T., Lacerda Ferreira, F. C., & de Oliveira Cavalcanti, E. (2023). Sobrecarga da equipe de enfermagem e o risco de eventos adversos. Nursing Edição Brasileira, 26(297), 9371–9382. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9371-9382

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos