Assistência de enfermagem em pacientes com Demência do Corpo de Lewy
NURSING ASSISTANCE IN PATIENTS WITH LEWY'S BODY DEMENTIA
CUIDADOS DE ENFERMERÍA EN PACIENTES CON DEMENCIA POR CUERPOS DE LEWY
José de Ribamar Medeiros Lima Junior1, Silmara Ribeiro Batista Rodrigues2, Diane Cantanhede Santos Campos3, Thaynara Helena Ribeiro e Silva Medeiros4, Joelma Veras da Silva5, Thaynara Dias Barros6, Almir José Guimarães Gouveia7, Valeria Santos de Andrade 8
1 Doutorado em Ciências da Saúde – Universidade Federal do Maranhão
2 Especialista em Urgência e Emergência – Faculdade Santa Terezinha CEST
3 Especialista em Dermatologia– Faculdade Santa Terezinha CEST
4 Mestrado Saúde do Adulto e da Criança – Universidade Federal do Maranhão
5 Mestrado em Processos Construtivos – Universidade Federal do Maranhão
6 Especialista em – Faculdade Santa Terezinha CEST
7 Especialista em Cirurgia Geral – Universidade Federal do Maranhão
8 Especialista em Dermatologia – Faculdade Santa Terezinha CEST
AUTOR CORRESPONDENTE: José de Ribamar Medeiros Lima Junior Universidade Federal do Maranhão
Avenida dos Portugueses, 1966. Prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Campus do Bacanga CEP. 65080-805
São Luis, Maranhão, Brasil
Email: jrml.junior@ufma.br
RESUMO
Objetivo: Investigar sobre a assistência de Enfermagem a pacientes com Demência do Corpo de Lewy. Método: Revisão integrativa da literatura, pela busca nas bases de dados, entre os anos de 2009 a 2021, utilizando os descritores: Doença por corpos de Lewy, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Assistência de Enfermagem. Resultado: A Demência do Corpo de Lewy é uma doença de difícil diagnóstico, por causa das semelhanças com as Doenças de Alzheimer e Parkinson, seu tratamento é baseado nessas patologias, não seguindo protocolos específicos da doença. A enfermagem tem por função principalmente orientar a família e oferecer uma assistência integral tanto para o paciente, quanto para o cuidador. Conclusão: É necessária, a realização de mais estudos, para entender como assistir um paciente diagnosticado com esta patologia adequadamente, dando suporte para um cuidado de enfermagem mais científico e integral, estabelecendo rotinas, promoveno assim qualidade de vida ao paciente e sua família.
DESCRITORES: Demência por Corpos de Lewy; Doença de Alzheimer; Doença de Parkinson; Assistência de Enfermagem.
ABSTRACT
Objective: To investigate Nursing care for patients with Lewy Body Dementia. Method: Integrative literature review, using the Scielo database, between 2009 and 2021, using the descriptors: Lewy body disease, Alzheimer's disease, Parkinson's disease, Nursing care. Result: Lewy Body Dementia is a disease that is difficult to diagnose, because of the similarities with Alzheimer's and Parkinson's Diseases, its treatment is based on these pathologies, not following disease-specific protocols. Nursing's main function is to guide the family and offer comprehensive care for both the patient and the caregiver. Conclusion: Further studies are needed to understand how to properly care for a patient diagnosed with this pathology, supporting a more scientific and comprehensive nursing care, establishing routines, thus promoting quality of life for patients and their families.
KEYWORDS: Dementia Lewy Bodies; Alzheimer's disease; Parkinson's disease; Nursing Assistance.
RESUMEN
Objetivo: Investigar el cuidado de Enfermería a pacientes con Demencia con Cuerpos de Lewy. Método: Revisión integrativa de la literatura, utilizando la base de datos Scielo, entre 2009 y 2021, utilizando los descriptores: Enfermedad de cuerpos de Lewy, Enfermedad de Alzheimer, Enfermedad de Parkinson, Cuidados de enfermería. Resultado: La Demencia con Cuerpos de Lewy es una enfermedad de difícil diagnóstico, debido a las similitudes con el Alzheimer y el Parkinson, su tratamiento se basa en estas patologías, no siguiendo protocolos específicos de la enfermedad. La función principal de enfermería es orientar a la familia y ofrecer una atención integral tanto al paciente como al cuidador. Conclusión: Se necesitan más estudios para comprender cómo cuidar adecuadamente a un paciente diagnosticado con esta patología, apoyando un cuidado de enfermería más científico e integral, estableciendo rutinas, promoviendo así la calidad de vida de los pacientes y sus familias.
DESCRIPTORES: Demencia, Cuerpos de Lewy; enfermedad de Alzheimer; Enfermedad de Parkinson; Asistencia de Enfermería.
RECEBIDO: 11/12/2022
APROVADO: 23/01/2023
INTRODUÇÃO
A Demência com corpos de Lewy (DCL) é uma doença por diversas vezes subdiagnosticada por ser muito parecida com as Doenças de Alzheimer e Parkinson1, no entanto, é uma doença clínica caracterizada por déficits cognitivos múltiplos, associada à presença de Corpúsculos de Lewy, e é definida como uma demência primária que acomete as regiões frontais-subcorticais2. Apresenta-se com declínio cognitivo progressivo de intensidade suficiente para interferir na vida social. A mesma é uma das principais representantes das demências neurodegenerativas, conhecida como demência do tipo Alzheimer3.
A Síndrome da Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva4. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor. Causa o envelhecimento, e todos os indivíduos saudáveis apresentam morte progressiva das células nervosas que produzem dopamina. Os sinais frequentes da doença são: tremores, bradicinesia5.
A Doença de Alzheimer, por sua vez é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se revela por uma deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária, abundância de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais6.
A Demência de Corpos de Lewy e a Doença de Alzheimer são patologias distintas na óptica neuropatológica, ambas são semelhantes no seu curso insidioso e progressivo, sendo comum a ocorrência de um diagnóstico clínico de Doença de Alzheimer em muitos doentes com Demência de Corpos de Lewy7.
A falta de conhecimento sobre a doença seus sinais, sintomas e o seu adequado diagnóstico, faz com que a Demência do Corpo de Lewy, seja confundida com a Doença de Alzheimer, e Síndrome da Doença de Parkinson, que por possuírem os mesmos sinais, sintomas e características, dificultam a sua identificação, fazendo que exista um retardo do começo do tratamento e medicações especificas8,9,10.
A DCL se desenvolve de maneira a evoluir com preditor de mau prognóstico11 em termos de taxa do declínio cognitivo, mortalidade, qualidade de vida e consequentemente maior dispensação de custos médicos em comparação, por exemplo, com a doença de Alzheimer12. Podemos citar ainda que se tem pouca exploração dos fenótipos clínicos do estágio de pré-demência de DCL13,14 logo, são necessárias maiores esclarecimentos para o diagnóstico precoce desta patologia e seu tratamento diferenciado15,16.
Diante do supracitado emerge um questionamento: Como se dá a assistência de Enfermagem a paciente com demência do Corpo de Lewy?
Objetivou-se trazer conhecimento nessa pesquisa, conhecer mais sobre a Demência de Corpos de Lewy e assistência de enfermagem, tendo como objetivo geral: Investigar sobre a assistência de Enfermagem a pacientes com Demência do Corpo de Lewy. Objetivos específicos: Caracterizar os sinais e sintomas da Demência do Corpo de Lewy, identificar o diagnóstico e tratamento através das suas manifestações clínicas, correlacionar, a demência de corpo de lewy com a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer e identificar assistência de enfermagem ao paciente com demência.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura. Com a finalidade de busca, crítica e síntese, sobre a Demência do Corpos de Lewy e assistência de enfermagem realizando assim, um levantamento, sobre o desenvolvimento e evolução da Doença do Corpos de Lewy.
Para elaboração desse estudo, foi utilizada a estratégia PICo, a saber P=população/paciente, I= intervenção, Co= contexto, portanto se utilizou a pergunta de pesquisa: “Como a assistência de Enfermagem em pacientes com Demência do Corpo de Lewy influência na evolução desse paciente?” Onde a partir dos descritores temos: P= “Demência por corpos de Lewy”, I= “ Assistência de Enfermagem” e Co= não houve associação.
Além da estratégia PICo foram realizadas as seguintes etapas associadas: 1. Escolha do tema e do objeto de estudo. 2. Seleção das questões do tema. 3. Coleta de dados nas literaturas publicadas em base de dados eletrônicas, com critérios de inclusão e exclusão. 4. Avaliação dos dados. 5 análise e interpretação dos dados. 6. Apresentação dos resultados e conclusão.
Os dados foram coletados no mês de outubro de 2022, através das bases de dados eletrônicas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e nos bancos de teses e dissertações. Com isso a escolha foi realizada devido a disponibilidade dos textos na língua portuguesa e periódicos confiáveis para a pesquisa. Para seleção dos estudos, foram usados critérios de inclusão e exclusão.
Como critérios de inclusão foram selecionados artigos disponíveis em texto completo em português, no período de 2010-2022, e que abordassem a temática sobre a demência de Lewy, relação com a doença de Alzheimer e doença de Parkinson e assistência de enfermagem. Como critérios de exclusão, foram retirados os trabalhos disponíveis apenas em resumo e que não apresentaram relação com o tema escolhido.
Foi realizada uma leitura criteriosa de todos os artigos encontrados, para confirmar as evidências encontradas. Os dados foram selecionados que melhorasse a forma de explicar as características e resultados dos estudos. Em seguida foi realizada uma discussão dos resultados de acordo com os autores que abordaram sobre a temática.
RESULTADOS
Mediante a busca de artigos nas bases de dados eletrônicas, foram realizados os critérios de inclusão e exclusão de todos os artigos, com isso restando apenas 10 (dez) artigos a serem avaliados. Para melhor explicação dos estudos pesquisados, mostra-se abaixo, um gráfico com os artigos por ano e uma tabela com uma súmula de todos os artigos analisados nessa temática.
TÍTULO |
AUTOR |
OBJETIVO |
TIPO DE ABORDAGEM DO ESTUDO |
ANO |
Doença de Corpúsculos de Lewy: um relato de caso. |
Vaz et al |
Relatar as alterações do equilíbrio corporal presentes em uma paciente com diagnóstico de Doença de |
Qualitativo |
2010 |
|
|
Corpúsculos de Lewy. |
|
|
As diversas faces da síndrome demencial: como diagnosticar clinicamente? |
Fornari et al |
Descrever os aspectos clínicos relacionados às diferentes síndromes demenciais. |
Qualitativo |
2010 |
Demência com Corpos de Lewy Aplicabilidade dos critérios de diagnóstico. |
Couto |
Aprofundar o conhecimento acerca Demência do corpo de Lewy a partir da aplicabilidade dos critérios de diagnóstico. |
Qualitativo |
2013 |
Programa para cuidadores de idosos com demência: relato de experiência |
Brum et al |
Descrever as experiências realizadas ao longo das reuniões do Projeto de Extensão para Cuidadores de Idosos com Demência (PRÓ- CUIDEM) |
Qualitativo |
2013 |
O impacto da atuação dos enfermeiros na perspectiva dos cuidadores de idosos com demência. |
Lindolpho |
Descrever a visão dos cuidadores de idosos com demência sobre a atuação da enfermeira em seu benefício e identificar os resultados desta assistência. |
Qualitativa |
2013 |
A aplicação do pet 11c- raclopride no Diagnóstico diferencial entre demência com corpos de lewy E a doença de Parkinson |
Soares |
Investigar a possibilidade de extração de informações das imagens RAC PET |
Quantitativo |
2014 |
|
|
de forma a que possam ser úteis no diagnóstico diferencial entre a Demência do Corpo de Lewy e a Doença de Parkinson |
|
|
Diagnóstico precoce da Demência de Corpos de Lewy: Artigo de Revisão |
Negrão |
Descrever os dados recentes sobre diagnóstico precoce da Demência do Corpo de Lewy |
Qualitaitva |
2014 |
Alterações do sono como marcadores precoces das doenças neurodegenerativas Doença de Parkinson e demência dos corpos de Lewy. |
Barbosa |
Analisar a literatura médica visando compreender a relação entre alterações patológicas do sono e as doenças neurodegenerativas. |
Qualitativa |
2016 |
Conhecer melhor para melhor cuidar: as intervenções do enfermeiro ao doente com demência |
Vieira |
Identificar os conhecimentos e as intervenções realizadas pelos enfermeiros nos cuidados ao doente com demência num serviço de medicina e de psicogeriatria |
Qualitativa |
2016 |
Alterações neuropsicológicas na demência por Corpos de Lewy. |
Silveira |
Produzir uma revisão bibliográfica atual e acessível à comunidade acadêmica a respeito das alterações neuropsicológicas na Demência por Corpos de Lewy. |
Qualitativa |
2021 |
Fonte: Os autores (2023).
DISCUSSÃO
Para melhor compreensão do conteúdo, os estudos foram avaliados separadamente em forma de tópicos, para facilitar o entendimento sobre as três doenças abordadas, voltado na demência dos Corpos de Lewy, foco da pesquisa.
Quanto a descrição da Doença de Lewy
A demência com corpos de Lewy é uma doença degenerativa do cérebro, que compromete regiões responsáveis por funções como a memória, o pensamento e o movimento, e é causada pelo acúmulo de proteínas, conhecidas como corpos de Lewy, no tecido cerebral3.
Trata-se de uma demência que se inicia de forma insidiosa, que se inicia depois dos 55-60 anos de idade, sendo a sua prevalência ligeiramente mais elevada no sexo masculino12.
Dos 8 autores, 5 deles falam que a Demência de Corpos de Lewy é a segunda causa de demência associada a doença neurodegenerativa sendo superada apenas pela Doença de Alzheimer.
Todos os artigos selecionados abordam a temática com exatidão, demonstrando principalmente o comportamento cognitivo, comportamentais e fisiológicos do idoso. Mostra que é uma doença progressiva, silenciosa, com evolução rápida, e não tem cura.
Quanto aos sintomas
Segundo Barbosa4 a demência é uma característica fundamental que se manifesta com alterações relevantes a nível da memória e linguagem, assim como, sinais de apraxia e agnosia associadas a um comprometimento da função motora e executora, caracterizada pela presença de parkinsonismo espontâneo, rigidez e a bradicinesia. Ainda flutuações das funções cognitivas e alucinações visuais recorrentes, que podem ser acompanhadas por alucinações auditivas. Alterações do estado de consciência, atenção, hipersonolência diurna, discurso incoerente, incapacidade de reconhecer o ambiente, delírio e depressão4.
O autor anterior ainda mostra como manifestações os distúrbios do sono, (Distúrbio comportamental do sono REM) que é o mais comum, geralmente, inicia-se simultaneamente ou imediatamente após o início do parkinsonismo. Sensibilidade
evidente a neurolépticos que se manifesta pelo início súbito da perda de capacidade cognitiva, confusão, episódios psicóticos e exacerbação dos sintomas de parkinsonismo.
Para Schlindwein-Zanini17 as manifestações clínicas são, flutuação dos déficits cognitivos em questão de minutos ou horas, alucinações visuais detalhadas, vívidas e recorrentes, sintomas parkinsonianos. Ainda manifestações comportamentais como por exemplo, alucinações (auditivas, visuais), delírio de identidade e distúrbios de memória.
Todos os autores abordam de forma igual algumas manifestações: Flutuação da função cognitiva, sintomas parkinsonianos, alucinações visuais.
Quanto ao diagnóstico
Para Fornari13 e outros autores citam que a Demência de Corpos de Lewy manifesta-se por meio de uma síndrome demencial gradualmente progressiva, com: Primeiro- flutuações da função cognitiva em questão de minutos ou horas. Segundo- alucinações visuais vívidas, persistentes e recorrentes. Terceiro- parkinsonismo rígido-acinético, de distribuição simétrica. Assim, segundo18 para o diagnóstico de probabilidade, é necessário duas das três manifestações que foram elencadas devem ocorrer, mas se os sinais de demência precedem o parkinsonismo com aproximadamente um ano, é mais provável o diagnóstico de Demência de Corpos de Lewy.
Negrão7 diz que a Demência de Corpos de Lewy é uma patologia mal diagnosticada e sub-diagnosticada, sendo frequentemente classificada incorretamente como Doença de Alzheimer, demência vascular ou delirium. Fala ainda que um diagnóstico diferencial é necessário, mas existem poucos sintomas específicos nas fases precoces.
Barbosa4, afirma que para formar o diagnóstico de DCL é preciso a presença de demência junto com, pelo menos, dois dos seguintes critérios: alterações flutuantes da atenção e concentração, alucinações visuais bem estruturadas e recorrentes e sinais motores de parkinsonismo. Ainda a presença de perturbações do sono REM, sensibilidade grave aos neurolépticos podem também ser encontrados.
Quanto ao tratamento
Dos 10 artigos somente dois autores abordam as formas para o tratamento da demência de Lewy. Ainda assim mostram seu tratamento de acordo com seus sintomas e muitos deles com o tratamento farmacológico podem não trazer tantos benefícios.
Vaz e colaboradores3 aborda as formas de tratamento voltada para a reabilitação do equilíbrio corporal com treinamento funcional, exercícios para incrementar a adaptação vestibular e interação vestibulovisual, exercícios para incrementar a estabilização da postura estática e dinâmica e ainda a estabilização do campo visual. Para o treinamento do equilíbrio corporal, tarefas simultâneas cognitivas e motoras, incluindo variação da tarefa e do ambiente, de forma progressiva e controlada19.
De acordo com Couto12 não existem terapias que possam modificar a doença, sim atuar ao nível dos fatores de risco utilizando estratégias junto dos doentes e familiares. Consistem em explicar o curso da doença para que possam lidar da melhor forma possível com sintomas, instituindo rotinas na vida do doente, de forma a adequar tarefas repetitivas que possam ser executadas com êxito.
Em relação ao tratamento farmacológico o autor12 diz que os inibidores da colinesterase no tratamento de sintomas cognitivos e neuropsiquiátricos são unanimidade. Para o tratamento motor medicamentos antiparkinsonicos, no caso a levodopa. Para as alterações do sono, alterações do sono REM, podem ser tratadas com clonazepam antes de dormir.
Considerando que a demência por corpos de Lewy é caracterizada por flutuações na atenção e estado de alerta, bem como recorrentes alucinações visuais e características motoras parkinsonianas, sendo amplamente considerado que consistem em dois distúrbios relacionados, no entanto, com similaridades consideráveis que se distinguem pelo tempo relativo do aparecimento dos sintomas cognitivos e motores, para isso o tratamento medicamentoso se torna uma via indispensável de tratamento favorecendo a melhora do quadro do paciente em relação as alucinações15.
Assistência de Enfermagem frente ao paciente com demência
O idoso com demência adquire uma relação de extrema dependência com seu cuidador gerando angústia, pois ocorre a perda da autonomia para realizar
determinadas atividades, além de ser algo que demanda grande confiança e segurança no outro, sendo uma grande demanda para a família11.
O primeiro passo é informar aos mesmos as características básicas da doença, quando ocorre a obtenção de informações sobre a doença, sua evolução, os diversos tipos de confrontos, as dificuldades e os desafios, o sofrimento é reduzido. A ajuda dos profissionais especializados, é decisivo para a determinação do bem-estar do cuidador e da qualidade dos cuidados prestados aos doentes com demência11.
Segundo Brum e outros autores11 abordam as características do cuidado de enfermagem estão predominantemente centradas na higiene corporal, alimentação, no auxílio e execução das atividades de vida diária (dificuldades instrumentais e cognitivas), no controle da pressão arterial, no sono e repouso e no controle das eliminações.
Segundo Lindolpho e colaboradores14 o profissional de enfermagem realiza um trabalho que apresenta uma relação interpessoal diferenciada e oferece os conhecimentos sobre a doença é de suma importância para aquele que lida com ela diariamente, outro autor18 também concorda com a fala já que o enfermeiro possui os instrumentos necessários para transmitir a informação de forma adequada.
Todos os autores abordam a assistência de enfermagem voltada ao paciente com demência e principalmente seus cuidadores, de forma que o profissional enfermeiro atua como principalmente como educador, mostrando as maneiras a partir do conhecimento da doença, como melhorar a qualidade de vida do paciente com demência.
O papel de educação a saúde é uma das atribuições do enfermeiro, pois com seus conhecimentos e prática irá identificar as complicações e implementar o melhor método para e instruir ao cuidador e/ou familiares direcionando as ações, ensinar com identificar sinais e sintomas de alerta, possíveis danos à saúde quando o cuidar mal efetuado, instruir a respeito das medicações e o tratamento em prol da melhoria do cuidar20.
CONCLUSÃO
Diante do presente estudo, pode-se observar que a Doença de Lewy, ainda é uma doença pouco conhecida e com grande dificuldade de diagnostico, pela
mesma ser confundida com a Doença de Alzheimer e com a Doença de Parkinson, devido os seus sinais e sintomas serem muitos parecidos, dificultando assim o atrasado e começo do tratamento.
A doença mostra grandes dificuldades, por meio dos familiares e conhecidos na aceitação sobre o diagnóstico da doença, por falta de conhecimento, e pela mesma ser uma doença degenerativa, pois o paciente com o passar dos anos torna-se um paciente acamado com todo cuidado específico, totalmente dependente.
O paciente portador da Doença de Lewy, por sua vez deixa de viver em plena atividade, pois como é uma doença silenciosa, se estala aos poucos, traz muitas sequelas.
Diante disso a enfermagem, tem um papel fundamental, pois acompanha de perto, o idoso, assim como o cuidador da família. É relevante falar da importância da transmissão dos conhecimentos e orientações para o desenvolvimento do cuidado, pois só assim o cuidador saberá lidar conforme percurso da doença, assim facilitando a rotina delicada e desgastante, pois entenderá sua evolução.
Este trabalho poderá contribuir para que haja mais estudos a respeito dessa doença e ainda mais sobre assistência de enfermagem que não tem um cuidado voltado para a doença em si, mas em geral para os pacientes com demência, sendo ainda algo muito vago. Como limitações do estudo podemos citar a dificuldade em encontrar artigos mais descritivos e com maior detalhamento da temática estudada.
REFERÊNCIAS
- AMIN, et al. Neuroinflammation in dementia with Lewy bodies: a human post-mortem study. Translational psychiatry, v. 10, n. 1, p. 1–11, 2020.
- CHEN, et al. Quantitative susceptibility mapping of substantia nigra in dementia with Lewy bodies: Neuroimaging/New imaging methods.
Alzheimer’s & Dementia, v. 16, p. e046236, 2020.
VAZ, D. P. et al. Doença de Corpúsculos de Lewy: um relato de caso. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, v. 2, n. 1, 2015.
BARBOSA, B. C.. Alterações do sono como marcadores precoces das doenças neurodegenerativas. Tese (Doutorado), 2016. Disponível
em: <https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/5179>. Acesso em: 10 set. 2018.
CAIXETA, L.; VIEIRA, R. T.. Demência na Doença de Parkinson. Ver Bras ,v. 4, n. 30, p.375-83, 2008.
. Secretaria de Atenção à Saúde. Terapêuticas, Protocolo clínico e diretrizes da doença de Alzheimer. Portaria 1298. 2013.
NEGRÃO, E. F. M.P.. Diagnóstico precoce da demência de corpos de Lewy. 2014. Dissertação (Mestrado).
DONAGHY, ; THOMAS, A. J.; O’BRIEN, J. T. Amyloid PET imaging in Lewy body disorders. The American journal of geriatric psychiatry, v. 23, n. 1, p. 23–37, 2015.
ELDER, G. J. et al. Effects of transcranial direct current stimulation upon attention and visuoperceptual function in Lewy body dementia: a preliminary International psychogeriatrics, v. 28, n. 2, p. 341–347, 2016.
POSTUMA, R. B. et al. MDS clinical diagnostic criteria for Parkinson’s Movement disorders, v. 30, n. 12, p. 1591–1601, 2015.
BRUM, A. K. R. et al. Programa para cuidadores de idosos com demência: relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, 66, n. 4, 2013.
COUTO, M. J. C.. Demência com Corpos de Lewy: aplicabilidade dos critérios de diagnóstico. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade da Beira
FORNARI, L. H. T. et al. As diversas faces da síndrome demencial: como diagnosticar clinicamente?. Scientiamedica, 20, n. 2, 2010.
LINDOLPHO, M. da C. et al. O impacto da atuação dos enfermeiros na perspectiva dos cuidadores de idosos com demência. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 6, n. 3, 2013.
NORDON, D. G. et al. Perda cognitiva em idosos. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, 11, n. 3, p. 5-8, 2009.
SILVEIRA, F. M. Alterações neuropsicológicas na demência por Corpos De Lewy Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.7. jul.
SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel. Demência no idoso: aspectos neuropsicológicos. Revneurociênc, 18, n. 2, p. 220-226, 2010.
SOARES, Sérgio Joaquim de Barros. A aplicação da PET 11C-raclopride no diagnóstico diferencial entre a demência com corpos de Lewy e a doença de Parkinson. 2014. Dissertação (Mestrado).
IEIRA, Ana Catarina. Conhecer melhor para melhor cuidar: as intervenções do enfermeiro ao doente com demência. 2017. Tese (Doutorado).
TAYLOR, -P. et al. New evidence on the management of Lewy body dementia. The Lancet Neurology, v. 19, n. 2, p. 157–169, 2020
WERNECK, Antonio Luiz. Doença de Parkinson: Etiopatogenia, clínica e terapêutica. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, 9, n. 1, 2010.