Estilo de vida sedentário em pacientes hospitalizados com afecções cardiovasculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i298p9523-9532

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Comportamento Sedentário, Doenças Cardiovasculares

Resumo

Objetivo: analisar a prevalência e a relação entre o diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário, seus componentes diagnósticos e as características sociodemográficas e clínicas em pacientes hospitalizados com afecções cardiovasculares. Método: Estudo transversal, realizado com pacientes hospitalizados com afeccções cardiovasculares. A coleta de dados se deu por um instrumento contendo dados sociodemográficos, clínicos e componentes do diagnóstico, os quais foram analisados por testes estatísticos. Resultados: Inferiu-se prevalência do diagnóstico em 84,1% da amostra, com as características definidoras: falta de condicionamento físico (93,2%), média de atividade física diária inferior à recomendada para idade e sexo (86,4%) e preferência por atividade com pouca atividade física (59,1%) e fatores relacionados: treinamento insuficiente para fazer exercício físico (45,5%) e interesse insuficiente para a atividade física (43,2%). Conclusão: O sedentarismo é prevalente em pacientes com afecções cardiovasculares e pode ser desencadeado pelo baixo interesse na realização de atividade física.

Biografia do Autor

Maria Luiza de Araújo Guedes

Enfermeira. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nívia Samara Dantas de Medeiros

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rayonara Medeiros de Azevedo

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Shaidllen Makenny Soares da Silva

Enfermeira. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jéssica Dantas de Sá Tinôco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

de Araújo Guedes, M. L., Dantas de Medeiros, N. S., Medeiros de Azevedo, R., Soares da Silva, S. M., de Sá Tinôco, J. D., & da Conceição Dias Fernandes, M. I. (2023). Estilo de vida sedentário em pacientes hospitalizados com afecções cardiovasculares. Nursing Edição Brasileira, 26(298), 9523–9532. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i298p9523-9532

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos