CONHECIMENTO DE GRADUANDOS SOBRE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i309p10161-10166Palavras-chave:
Transplante de Medula Óssea; Conhecimento; Enfermagem.Resumo
Objetivo: caracterizar o conhecimento dos graduandos de uma instituição de ensino superior acerca do processo de doação de medula óssea. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foram entrevistados 266 graduandos, de ambos os sexos, entre 17 e 21 anos de idade. Foi utilizado um questionário estruturado, contendo perguntas sobre o conhecimento a respeito do processo de doação de medula óssea. Resultados: A maioria dos participantes não conhece o processo de cadastro e doação de medula óssea, tendo como a falta de informação a principal causa para a desinformação a respeito do tema abordado consequentemente resultando em pouca demanda para que mais pessoas sejam cadastradas no REDOME. Conclusão: os estudantes do ensino superior desconhecem os processos que envolvem desde ao cadastro até a doação de medula óssea, devido à desinformação e pouca divulgação sobre a temática.
Palavras-chaves: Transplante de Medula Óssea; Conhecimento; Enfermagem.
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