O PAPEL DO ENFERMEIRO EDUCADOR NO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i307p10081-10085Palavras-chave:
Docentes; Liderança; Enfermermagem; Educação em Enfermagem.Resumo
Objetivo: compreender o papel do enfermeiro educador no desenvolvimento da liderança. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado com cinco grupos de enfermeiros com a temática de acordo com as suas especializações: pediatria, gestão, cuidados paliativos, centro cirúrgico e geriatria no Hospital Cruz Azul de São Paulo, no período de 2021 até 2023. Resultados: Notou-se progresso nos pontos elencados a partir do plano estratégico anteriormente desenvolvido nos setores de gestão, cuidados paliativos e clínica cirúrgica. Na perspectiva de autonomia e participação, o enfermeiro docente é peça chave na promoção de mudanças no ensino, como também, deve ser responsável pela criação de medidas para fomentar o pensamento crítico e criativo de sua equipe. Conclusão: A inserção de práticas pedagógicas bem como a aproximação dos indivíduos em desenvolvimento de liderança à equipe multidisciplinar são estratégias metodológicas exitosas na formação de enfermeiros-líderes.
Referências
Silva VLS, Camelo SHH, Soares MI, Resck ZMR, Chaves LDP, Santos FC, Leal LA. Práticas de liderança em enfermagem hospitalar: uma self de enfermeiros gestores. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2017 [cited 2023 Dez 12];51:e03206. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/7rqXgJtZCjDv4KZw6b887kv/?lang=pt
Ribeiro M, Santos SL, Meira TGBM. Refletindo sobre liderança em Enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2006 cited 2023 Dez 28];10(1):109-15. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/HNL3jgqyYH4rFx75LRDLnDD/abstract/?lang=pt
Silva VLS, Camelo SHH. A competência da liderança em enfermagem: conceitos, atributos essenciais e o papel do enfermeiro líder. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014 [cited 2023 Dez 12];21(4):533-9. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-747431
Silva FL, Muzardo FT. Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem. Dialogia [Internet]. 2018 [cited 2023 Dez 28];29:169-7. Available from: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7883