A aplicação do Kanban como ferramenta de gestão em serviços de saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i254p3031-3038Palavras-chave:
acompanhamento dos cuidados de saúde; gestão de qualidade; gestão em saúde.Resumo
Objetivo: analisar a produção científica recente sobre aplicação da ferramenta Kanban na gestão dos serviços de saúde, valorando as evidências e discutindo os resultados. Método: revisão integrativa de literatura, realizada com artigos publicados entre os anos de 2014 a 2018, disponíveis nas bases digitais: LILACS, PubMed e SciELO. Os dados foram tratados qualitativamente, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: foram analisados 13 artigos que apontaram a utilização da ferramenta em três áreas: estoque de medicamento, fluxo de paciente e qualidade de assistência í saúde. Um único artigo, experimental, simulava em laboratório o uso da ferramenta no trabalho diário. Os estudos envolvendo a gestão de leitos não relacionaram kanban ao processo de internação em pediatria. Conclusão: os estudos evidenciaram a aplicabilidade da ferramenta na gestão dos serviços em saúde, reduzindo o tempo de internação, colaborando no processo de insumos hospitalares e agregando qualidade a assistência.