DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES SURDOS: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v28i318p%2010255-10263Palavras-chave:
Comunicação; Enfermagem; LIBRAS; Surdo.Resumo
RESUMO: Objetivo: Mapear e sumarizar estudos que apontem os desafios da equipe de enfermagem na comunicação com pacientes surdos. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo. Os descritores usados: “Equipe de Enfermagem”; “Comunicação em Saúde” e “Pessoas com Deficiência Auditiva. A coleta de dados foi realizada em setembro e outubro de 2022 e estes, extraídos de maneira independente pelos dois revisores, por formulário desenvolvido pelos autores, seguindo as recomendações do Manual JBI. Resultados: Após análise e seleção dos estudos, chegou-se ao quantitativo final de 24 artigos, publicados entre 1998 a 2022, sendo as pesquisas descritas numa sequência cronológica em que foram evidenciados 24 estudos. Conclusão: Os profissionais de saúde ainda possuem limitações em comunicar-se por meio da Língua Brasileira de Sinais com os pacientes surdos, que necessitam de acompanhante para facilitar a comunicação no processo de cuidar, e como barreira, o não saber LIBRAS para a assistência aos usuários surdos.
Referências
MONDELLI, Maria Fernanda Capoani Garcia; SILVA, Letícia de Sousa Lobo. Perfil dos pacientes atendidos em um sistema de alta complexidade. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, v. 15, p. 29-34, 2011.
SILVA, Anne Karine Goes de. Marcadores prosódicos da Libras : o papel das expressões corporais. Dissertação (mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2019.
BRASIL. DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamentaa Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 22 de dezembro de 2005.
SOARES IP, Lima EMM, Santos ACM, Ferreira CB. Como eu falo com você? A comunicação do enfermeiro com o usuário surdo. Rev baiana enferm. 2018;32:e25978
SOARES IP, Lima EMM, Santos ACM, Ferreira CB. Como eu falo com você? A comunicação do enfermeiro com o usuário surdo. Rev baiana enferm. 2018;32:e25978.
FERREIRA, Y. C. D. As dificuldades dos profissionais de enfermagem daAtenção Básica em prestar atendimento à Pessoa Com Deficiência (PCD)auditiva e/ou fala. Revista Científica do Instituto Ideia, v. 1, n. 8, p. 233-250,2019.
BEGROW, Desirée de Vit; SANTOS, Daniella Souza; JESUS, MaríliaEmanuela Ferreira de; BISPO, Manôa Marques de Carvalho; SOUZA, MayaraPinheiro de; COSTA, Priscilla Santos. A (IN)VISIBILIDADEIN) VISIBILIDADEDO SURDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: relato de experiência. Revista Baianade Saúde Pública, [S.L.], v. 42, n. 4, p. 753-762, 12 ago. 2020.
CUNHA, Raiane Pereira Silva; PEREIRA, Mayara Candida; DE OLIVEIRA,Maria Liz Cunha. Enfermagem e os cuidados com pacientes surdos noâmbito hospitalar. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 8, n. 3, p.367-377, 2019.
NOGUEIRA, Luiz Gustavo Erthal et al. A ENFERMAGEM E A IMPORTÂNCIADA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ATENDIMENTO HUMANIZADO AO DEFICIENTE AUDITIVO. In: 13º Congresso InternacionalRede Unida. 2017.
FRANCA, Nícia das Graças Gonçalves Machado; SILVA, Rodrigo Gomes da.Percepção de enfermeiros sobre a comunicação no atendimento à pessoacom deficiência auditiva. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.L.], v. 6,n. 3, p. 1-19, 2018.
LIMA, S. R. de L.; CARVALHO, D. M. PAIS OUVINTES, FILHO SURDO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 190–203, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i2.41493. Disponível em: https://re vistas.ufg.br/revsinal/ article/view/41493. Acesso em: 30 maio. 2023.
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12 . Acesso em: 17 de maio de 2023.
ARKSEY, H. & O’Malley, L. Scoping studies: towards a methodological framework.International Journal of Social Research Methodology, 8 (1), 19-32. doi: 10.1080/1364557032000119616. (2005).
NEPOMUCENO, Samara dos Reis; Paiva, Jocilene da Silva; Lima, Hilderlânia de Freitas; Bezerra, Beatryz Holanda; Nogueira, Vanessa Teixeira de Freitas; Rouberte, Emília Soares Chaves. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SURDA HOSPITALIZADA: RELATO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA. Rev Enferm Atual In Derme v. 96, n. 38, 2022 e-021235 (2022).
BRITO, Leidiane Mendes; LAVAREDA, Welton Diego Carmim. O enfermeiro e os desafios da inclusão: outros “entrelugares” da formação e da prática profissional. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 26, n. 01/02, 2015.
SHEPPARD, K. Deaf adults and health care. Journal of the American Association of Nurse Practitioners 26 (2014) 504–510.
FUNK, Kellen; MULLEN, Lincoln A. The spine of American law: Digital text analysis and US legal practice. The American Historical Review, v. 123, n. 1, p. 132-164, 2018.
HUBBARD, Lori J.; D’ANDREA, Elizabeth; CARMAN, Luke A. Promoting best practice for perinatal care of deaf women. Nursing for Women's Health, v. 22, n. 2, p. 126-136, 2018.
THOMAZ, MM, Milbrath VM,Gabatz RIB, Freitag VL,Vaz JC. Acessibilidade do adolescente com deficiência auditiva aos serviços de saúde. Rev Eletr. Enfermagem (internet). 2019. Acesso em: 22 maio de 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v21.55502.
MARQUETE, Verônica Francisqueti, Maria Antônia Ramos Costa, Elen Ferraz Teston. Comunicação com deficientes auditivos na ótica de profissionais de saúde. Rev baiana enferm, 2018; 32:e24055.
PENDERGRASS, K.M. et al. Providing health care for deaf ASL users. American Association of Nurse Practitioners. 2017.
SOARES IP, Lima EMM, Santos ACM, Ferreira CB. Como eu falo com você? A comunicação do enfermeiro com o usuário surdo. Rev baiana enferm. 2018;32:e25978.
ÁFIO, Aline Cruz Esmeraldo.TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS SOBRE SAÚDE SEXUAL E USO DO PRESERVATIVO. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, 2019.
Silva, Máguida Gomes da. Vídeo educativo acessível sobre doação de sangue para surdos, Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, 2021.
DE SOUZA, Marcos Torres et al. Ensino de libras para os profissionais de saúde: uma necessidade premente. Revista Práxis, v. 1, n. 2, 2009.
FINKE EH, LIGHT J & KITKO L. Uma revisão sistemática da eficácia da comunicação da enfermeira com pacientes com necessidades complexas de comunicação com foco no uso de comunicação aumentativa e alternativa. Revista de Enfermagem Clínica17,2102– 2115
YUKSEL, Cigdem; UNVER, Vesile. Use of simulated patient method to teach communication with deaf patients in the emergency department. Clinical Simulation in Nursing, v. 12, n. 7, p. 281-289, 2016.
PATAK, Lance et al. Improving patient-provider communication: a call to action. JONA: The Journal of Nursing Administration, v. 39, n. 9, p. 372-376, 2009.
DE SOUZA, Marcos Torres et al. Ensino de libras para os profissionais de saúde: uma necessidade premente. Revista Práxis, v. 1, n. 2, 2009.