A depressão como obstáculo para os futuros enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2973-2978Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem; Depressão; Processo Ensino-Aprendizagem.Resumo
Objetivou-se realizar uma busca de publicações cientificas na base de dados sobre a depressão nos estudantes de enfermagem, com o propósito de responder í questão norteadora: Como a depressão pode prejudicar o desenvolvimento acadêmico, a saúde e futuro profissional dos graduandos de Enfermagem? Trata-se de uma revisão integrativa realizada em abril de 2019 com os descritores: "estudantes de enfermagem" e "depressão", com uso da estratégia de busca da aplicação do conector booleano "AND", na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionados 14 estudos e elaboradas as seguintes categorias para discussão: O Inventário Beck de Depressão como instrumento de avaliação, Principais fatores associados ao desenvolvimento da Depressão nos graduandos de enfermagem e Consumo de antidepressivos entre os acadêmicos de enfermagem. Conclui-se que há a importância de discutir a qualidade de vida desse estudante, a metodologia de ensino, e a implementação de núcleo de apoio psicológico. Considerando que para o aprendizado ocorrer de forma eficaz, o aluno precisa estar bem em todos aspectos, pois a formação desse profissional implicará no cuidado de outra pessoa, o paciente.