Avaliação de atividade biológica in vitro em plantas da Caatinga

Autores

  • Kátia Mayumi Takarabe Caffaro
  • Adriana Reis Todaro
  • Fabiana Andrea Soares Ferreira
  • Patrí­cia de Albuquerque Sarmento
  • Fabianny Torres Oliveira
  • Maria Lysete de Assis Bastos

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2788-2793

Palavras-chave:

bactérias, antioxidante, compostos fenólicos

Resumo

Objetiva-se avaliar a atividade biológica in vitro dos extratos de Bauhinia cheilantha e Lippia gracilis, quanto í  ação antimicrobiana e antioxidante. Pesquisa experimental in vitro, utilizando amostras de B. cheilantha e L. gracilis coletadas na caatinga alagoana. Foram utilizadas seis cepas bacterianas e uma de fungo, prevalentes em infecções cutâneas. Realizou-se ensaios antimicrobianos de difusão em ígar e microdiluição para verificar a concentração inibitória mí­nima. O teste do DPPH foi usado para identificar atividade antioxidante. Os extratos de B. cheilantha e L. gracilis são ricos em compostos fenólicos e ambas as plantas inibiram as cepas Gram-positivas testadas. O potencial antioxidante dos extratos de B. cheilantha foi confirmado com DPPH CI50 < 200 μg/mL e ausente na L. gracilis. Conclui-se que as plantas possuem substâncias fenólicas e atividade contra bactérias Gram-positivas, porém a atividade antioxidante foi identificada somente nos extratos de B. cheilantha.

Biografia do Autor

Kátia Mayumi Takarabe Caffaro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Cardiologia. Universidade Federal de
Alagoas, Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Feridas (LpTF). AL, Brasil

Adriana Reis Todaro

Bióloga. Mestre em Ciências. Doutora em Biotecnologia de Saúde. Pós-doutorado. Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Feridas (LpTF). AL, Brasil.

Fabiana Andrea Soares Ferreira

Enfermeira. Doutoranda em Biotecnologia. Mestre em Saúde do Adulto. Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Feridas (LpTF). AL, Brasil.

Patrí­cia de Albuquerque Sarmento

Enfermeira. Mestre em Nutrição. Doutora em Biotecnologia. Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Feridas (LpTF). AL, Brasil.

Fabianny Torres Oliveira

Enfermeira do Hospital Universitário Prof.Alberto Antunes. Especialista em Tratamento de Feridas. AL, Brasil.

Maria Lysete de Assis Bastos

Enfermeira. Doutora em Ciências com írea de concentração em Quí­mica Orgânica e Produtos Naturais. Professora Associada I e Vice-diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Feridas (LpTF). AL, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Mayumi Takarabe Caffaro, K. ., Reis Todaro, A. ., Andrea Soares Ferreira, F. ., de Albuquerque Sarmento, P. ., Torres Oliveira, F. ., & Lysete de Assis Bastos, M. . (2019). Avaliação de atividade biológica in vitro em plantas da Caatinga. Nursing Edição Brasileira, 22(250), 2788–2793. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2788-2793

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos