Capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas

Autores

  • Lí­via da Silva Firmino dos Santos
  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
  • Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira
  • Aline de Souza Menezes Bertanha
  • Glycia de Almeida Nogueira
  • Fabiana Lopes Joaquim
  • Ana Paula de Freitas Guimarães Reibolt
  • Rachel da Silva Serejo Cardoso
  • Selma Petra Chaves Sá

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2805-2813

Palavras-chave:

úlcera varicosa, cuidados de enfermagem, cicatrização

Resumo

Objetiva-se analisar as limitações funcionais de pacientes com úlceras venosas em dois Ambulatórios do Rio de Janeiro. Estudo transversal, com 54 adultos e idosos com úlceras venosas. Utilizou-se na coleta de dados o Protocolo de Perfil dos clientes com úlcera e a Escala Katz. Os resultados demonstraram predominância do sexo feminino (57,4%), faixa etária 60 – 70 anos (57,4%), existência de obesidade I (42,6%), com apenas uma lesão (68,5%) e presença de lesão há mais de 10 anos (50%). Na avaliação funcional, foi identificada independência para todas as atividades (66,7%). Observou-se que os pacientes idosos do sexo feminino possuem maior grau de independência para todas as atividades, e em menor proporção encontram-se os adultos do sexo masculino nessa mesma condição. O paciente com úlcera venosa é capaz de realizar o banho, de forma independente, assim como se vestir, porém, na Atividade de Continência, indica que alguns indiví­duos se encontram dependentes.

Biografia do Autor

Lí­via da Silva Firmino dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho. Licenciada em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Mediação Pedagógica em Educação í  Distância. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da EEAAC/UFF. RJ, Brasil.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-Doutorado pela UFSC. Docente Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Coordenação Técnica da Unidade de Pesquisa Clí­nica do HUAP. Lí­der do Grupo CICATRIZAR - Pesquisa Clí­nica, Feridas e Biomateriais. RJ, Brasil.

Aline de Souza Menezes Bertanha

Enfermeira Graduada e Licenciada em Enfermagem pela instituição de ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). RJ, Brasil.

Glycia de Almeida Nogueira

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Biociencias PPGENFBIO/Unirio. Professora Auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Fabiana Lopes Joaquim

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Especialista em Controle de Infecção em Assistência í  Saúde e em Saúde da Famí­lia. RJ, Brasil.

Ana Paula de Freitas Guimarães Reibolt

Enfermeira Graduada e Licenciada em Enfermagem pela instituição de ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). Pós Graduada em Enfermagem Gerontológica Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rachel da Silva Serejo Cardoso

Enfermeira. Doutoranda em ciências do cuidado em saúde PACCS/UFF. Professora Auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Selma Petra Chaves Sá

Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense. Diretora do Centro de Atenção í  Saúde do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

da Silva Firmino dos Santos, L. ., Conceição Leite Funchal Camacho, A. ., Guitton Renaud Baptista de Oliveira, B. ., de Souza Menezes Bertanha, A. ., de Almeida Nogueira, G. ., Lopes Joaquim, F. ., Paula de Freitas Guimarães Reibolt, A. ., da Silva Serejo Cardoso, R. ., & Petra Chaves Sá, S. . (2019). Capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas. Nursing (Edição Brasileira), 22(250), 2805–2813. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2805-2813

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos