A atuação do enfermeiro preceptor da rede básica do SUS: uma reflexão sobre suas competências
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3128-3123Palavras-chave:
Atenção Primária í Saúde; Sistema Único de SaúdeResumo
O objetivo do estudo foi refletir sobre as competências gerenciais do enfermeiro preceptor em rede básica de saúde no processo de ensino- aprendizagem. A metodologia baseou-se na reflexão do tema abordado, utilizando leis, decretos que
falem sobre a formação dos enfermeiros e da preceptoria e artigos, dissertações e teses publicados entre 2014 a 2018, que discutam as competências do preceptor. A partir destas reflexões, pode-se observar o valor que tem o preceptor, seu papel na
formação do discente, que não se limita somente ao preceptor, mas alcança toda a classe por ele representada sendo fortalecida por enfermeiros cada vez mais competentes. Contudo, esta reflexão, através dos trabalhos analisados, revelou a necessidade da aproximação do preceptor com a instituição de ensino a fim de reconhecer-se como coautor na relação de ensino-aprendizagem dos futuros profissionais.