A atuação do enfermeiro preceptor da rede básica do SUS: uma reflexão sobre suas competências

Autores

  • Rachele Breder dos Santos Rebello
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3128-3123

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde; Sistema Único de Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi refletir sobre as competências gerenciais do enfermeiro preceptor em rede básica de saúde no processo de ensino- aprendizagem. A metodologia baseou-se na reflexão do tema abordado, utilizando leis, decretos que
falem sobre a formação dos enfermeiros e da preceptoria e artigos, dissertações e teses publicados entre 2014 a 2018, que discutam as competências do preceptor. A partir destas reflexões, pode-se observar o valor que tem o preceptor, seu papel na
formação do discente, que não se limita somente ao preceptor, mas alcança toda a classe por ele representada sendo fortalecida por enfermeiros cada vez mais competentes. Contudo, esta reflexão, através dos trabalhos analisados, revelou a necessidade da aproximação do preceptor com a instituição de ensino a fim de reconhecer-se como coautor na relação de ensino-aprendizagem dos futuros profissionais.

Biografia do Autor

Rachele Breder dos Santos Rebello

Mestranda da Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Rachele Breder dos Santos Rebello, & Geilsa Soraia Cavalcanti Valente. (2019). A atuação do enfermeiro preceptor da rede básica do SUS: uma reflexão sobre suas competências. Nursing Edição Brasileira, 22(255), 3128–3123. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3128-3123

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos