Percepção de enfermeiros de unidades de internação clí­nica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Autores

  • Jéssica Pereira da Cunha Machado
  • Débora Monteiro da Silva
  • Elisangela Souza
  • Cecí­lia Drebes Pedron
  • Cristiane Helena Gallasch
  • Priscila Cristina da Silva Thiengo

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i257p3220-3225

Palavras-chave:

Enfermagem; Processo de Enfermagem; Prática Profissional.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos enfermeiros de unidades de internação clí­nica sobre a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem para o planejamento da assistência. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado após Aprovação do Comitê de ética em pesquisa, em um hospital universitário de Porto Alegre. Resultados: foram entrevistados 18 enfermeiros. A análise temática dos dados revelou as seguintes áreas: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Conhecimento e Aplicação na prática profissional: dificuldades encontradas. Conclusão: apesar das comprovações cientí­ficas de sua eficiência, a implementação da SAE necessita superar as limitações impostas pela falta de compreensão do papel do enfermeiro em sua prática assistencial. O aprimoramento cientí­fico torna-se imperativo no desenvolvimento de atitudes e habilidades direcionadas a um cuidado ético e responsável.

Biografia do Autor

Jéssica Pereira da Cunha Machado

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. Enfermeira. Universidade Luterana do Brasil(ULBRA), Gravataí­, RS.

Débora Monteiro da Silva

Enfermeira. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Gravataí­, RS. Enfermeira. Mestre em Enfermagem.
Professora do curso de graduação em enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Gravataí­, RS.

Elisangela Souza

Enfermeira. Especialista. Membro da Comissão do Processo de Enfermagem do Hospital de Clinicas de Porto Alegre/RS.

Cecí­lia Drebes Pedron

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela UFRGS. Professora adjunta do curso de enfermagem do Departamento Materno-Infantil da UFRGS.

Cristiane Helena Gallasch

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ

Priscila Cristina da Silva Thiengo

Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Jéssica Pereira da Cunha Machado, Débora Monteiro da Silva, Elisangela Souza, Cecí­lia Drebes Pedron, Cristiane Helena Gallasch, & Priscila Cristina da Silva Thiengo. (2019). Percepção de enfermeiros de unidades de internação clí­nica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Nursing Edição Brasileira, 22(257), 3220–3225. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i257p3220-3225

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos