Percebendo-se como um herói no enfrentamento da dermatite atópica: a percepção do pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i257p3234-3238Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Enfermagem Pediátrica; Dermatite Atópica.Resumo
O estudo objetivou compreender a experiência da criança com Dermatite Atópica em relação ao enfrentamento da doença por meio do conteúdo expresso na brincadeira, í luz do Interacionismo Simbólico. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em uma unidade ambulatorial filantrópica em São Paulo-SP, com crianças em fase pré-escolar. Este percebeu que o viver com dermatite atópica é marcado por uma série de restrições. Os resultados permitiram compreender a experiência vivenciada pela criança pré-escolar com dermatite atópica e entender como esta condição interfere em sua vida e na interação com o ambiente í sua volta. O brinquedo mostrou-se como um aliado da criança no enfrentamento da doença e importante ferramenta de coleta de dados, possibilitando í criança expressar-se com liberdade. Este avançou no conhecimento sobre o tema e pode auxiliar o enfermeiro na decisão por ações centradas na criança e em sua perspectiva, contribuindo para aprimorar a qualidade da assistência de enfermagem.