O estágio curricular supervisionado em enfermagem sob a ótica dos concluintes do curso
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3279-3284Palavras-chave:
Estágio Clínico, Estudantes de Enfermagem, MetacogniçãoResumo
Objetivo: Investigar as dificuldades e contribuições do estágio supervisionado sob a ótica dos estudantes de enfermagem de uma instituição privada do município de Belém-Pa. Método: Estudo de caráter exploratório, de campo com abordagem qualitativa. A coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada ocorreu no mês de maio de 2019. A análise de dados foi de conteúdo segundo Bardin. Resultados: Evidenciaram-se uma divergência equilibrada entre os participantes, sobre o estágio como lugar de aprendizagem, visto que ao pensar sobre esse aspecto os estudantes associam a aprendizagem, ao relacionar teoria com a prática clínica e a realização de procedimentos técnicos específicos das atividades de enfermagem. Os estudantes identificam as dificuldades e as suas consequências para seu aprendizado e a contribuição do estágio para sua formação profissional. Conclusão: O estágio supervisionado é o momento de se desenvolverem competências e habilidades de ser enfermeiro tanto no aspecto assistencial, quanto gerencial.