Validação de uma tecnologia educacional: Manual obstétrico para a atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3337-3341Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Manual, Cuidado Pré-NatalResumo
Objetivo: Elaborar e validar um manual obstétrico direcionado aos profissionais da atenção primária, do município de Marabá-PA. Método: Trata-se de pesquisa aplicada de tecnologia educacional, de natureza experimental que objetiva a criação de um manual a ser utilizado em consultas de pré-natal por profissionais da atenção primária. Após a confecção do manual seguiu-se com a validação. Neste trabalho foi utilizada a teoria da psicometria de acordo com Pasquali, optou-se por capturar 06 especialistas de acordo com a área de interesse para validação, sendo utilizada a escala tipo Likert. Resultados: Quanto í validação junto aos especialistas todos os itens foram considerados validados, haja vista terem apresentado IVC (índice de Validade do Conteúdo) maior que 0,78 ou 78%. Conclusão: Após o manual elaborado foi considerado validado em conteúdo e aparência por especialistas, sendo importante a realização de estudo posterior para verificar o seu impacto na cidade de Marabá na qual será utilizado.