Educação permanente em saúde: Estratégia de prevenção e controle de infecção hospitalar

Autores

  • Mônica Aparecida de Oliveira Pinto Porto
  • Maritza Consuelo Ortiz Sanchez
  • Maria Lelita Xavier
  • Miriam Marinho Chrizostimo
  • Euzeli da Silva Brandão
  • Márcia Valéria Rosa Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3348-3356

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Educação Continuada/Permanente, Controle de Infecções

Resumo

Objetivo: analisar através da literatura as estratégias da educação permanente que contribuem para a mudança de condutas de prevenção e controle de infecção em assistência í  saúde pela equipe multidisciplinar. Método: Revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Elaborou-se um instrumento de coleta de dados que sinaliza as caracterí­sticas para análise dos estudos. Resultados: Incluí­ram-se 12 artigos e foram agrupados por similaridade didática de acordo com as estratégias implementadas quanto í  prevenção e controle em assistência í  saúde. Conclusão: Ficou evidente que a utilização de diversas estratégias da educação permanente, na assistência í  saúde, traz melhorias í  medida que estimulam os profissionais no aperfeiçoamento, qualificação e na atualização de conceitos e ações práticas, contribuindo também para o desenvolvimento da reflexão crí­tica, trazendo mudança comportamental, favorecendo desta forma o crescimento pessoal e profissional e a interação da equipe multidisciplinar, propiciando assim a melhora na qualidade da assistência.

Biografia do Autor

Mônica Aparecida de Oliveira Pinto Porto

Enfermeira Especializanda em Controle de Infecção em Assistência í  Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense

Maritza Consuelo Ortiz Sanchez

Enfermeira. Dra. em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Fundamento de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense.

Maria Lelita Xavier

Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Miriam Marinho Chrizostimo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). Niterói-RJ, Brasil.

Euzeli da Silva Brandão

Enfermeira, Professora Doutora no Programa de Pós-GraduaçÄo,Universidade Federal Fluminense

Márcia Valéria Rosa Lima

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem MédicoCirúrgico (MEM) Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). NiteróiRJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Aparecida de Oliveira Pinto Porto, M. ., Consuelo Ortiz Sanchez, M. ., Lelita Xavier, M. ., Marinho Chrizostimo, M. ., da Silva Brandão, E. ., & Valéria Rosa Lima, M. . (2019). Educação permanente em saúde: Estratégia de prevenção e controle de infecção hospitalar. Nursing Edição Brasileira, 22(258), 3348–3356. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3348-3356

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos