Contribuições de uma liga acadêmica do trauma e emergência na formação universitária: percepção dos integrantes.
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3383-3387Palavras-chave:
Educação superior; Educação em enfermagem; Educação médica.Resumo
Objetivo: Este estudo teve por objetivo compreender a autopercepção dos estudantes em relação a liga acadêmica do trauma e emergência como estratégia que direcione, capacite e promova o conhecimento e a experiência. Método: Trata-se de pesquisa transversal, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista com questionário semiestruturado com doze estudantes universitários que integravam a Liga Acadêmica do Trauma e Emergência. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A motivação para ingresso no projeto de extensão se deu por interesse na temática, fato que facilita a participação nas atividades promovidas. Como dificultador, foi apontada a indisponibilidade de tempo. A liga tem contribuído na formação teórico, prático e profissional, oferecendo importantes benefícios pessoais e para sociedade. Conclusão: Os acadêmicos, ao entrarem na Liga, ampliam possibilidades de crescimento científico, despertando para a adoção de um pensamento crítico-reflexivo e social.