Contribuições de uma liga acadêmica do trauma e emergência na formação universitária: percepção dos integrantes.

Autores

  • Cinara Bezerra Vieira
  • Daniel Augusto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3383-3387

Palavras-chave:

Educação superior; Educação em enfermagem; Educação médica.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve por objetivo compreender a autopercepção dos estudantes em relação a liga acadêmica do trauma e emergência como estratégia que direcione, capacite e promova o conhecimento e a experiência. Método: Trata-se de pesquisa transversal, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista com questionário semiestruturado com doze estudantes universitários que integravam a Liga Acadêmica do Trauma e Emergência. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A motivação para ingresso no projeto de extensão se deu por interesse na temática, fato que facilita a participação nas atividades promovidas. Como dificultador, foi apontada a indisponibilidade de tempo. A liga tem contribuí­do na formação teórico, prático e profissional, oferecendo importantes benefí­cios pessoais e para sociedade. Conclusão: Os acadêmicos, ao entrarem na Liga, ampliam possibilidades de crescimento cientí­fico, despertando para a adoção de um pensamento crí­tico-reflexivo e social.

Biografia do Autor

Cinara Bezerra Vieira

Enfermeira. Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA).

Daniel Augusto da Silva

Enfermeiro. Doutorando em Ciências (EPE/UNIFESP). Docente em Enfermagem na Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA).

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Cinara Bezerra Vieira, & Daniel Augusto da Silva. (2019). Contribuições de uma liga acadêmica do trauma e emergência na formação universitária: percepção dos integrantes. Nursing Edição Brasileira, 22(259), 3383–3387. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3383-3387

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos