Avaliação do uso da manta térmica em recémnascidos submetidos í  instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica

Autores

  • Vanessa Pereira Caldas Valadão
  • Adriana Teixeira Reis
  • Bárbara Bertolossi Marta de Araújo
  • José Antônio de Sá Neto
  • Sandra Teixeira de Araújo Pacheco
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3419-3425

Palavras-chave:

Enfermagem Neonatal; Segurança do Paciente; Hipotermia; Cateteres Venosos Centrais.

Resumo

O presente estudo objetivou comparar as temperaturas axilar final de recém-nascidos (RN) submetidos í  instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC) em dois perí­odos distintos e de discutir os efeitos do uso desta tecnologia na temperatura axilar final de RN submetidos a este procedimento. Tratou-se de um estudo quase-experimental, transversal, com delineamento antes e depois onde foi avaliada a temperatura axilar final em dois grupos distintos: "antes do uso da manta" e "depois do uso da manta". A abordagem quantitativa mensurou variáveis pré-estabelecidas. Este estudo confirmou a hipótese de que existe diferença na temperatura axilar final de RN submetidos í  instalação do CCIP e que a manta térmica pode ser uma tecnologia que previne/corrige a hipotermia em RN submetidos í  instalação de CCIP.

Biografia do Autor

Vanessa Pereira Caldas Valadão

Enfermeira. Residência em Neonatologia pela HUPE. UERJ. Enfermeira da Uti neonatal do Hospital e Maternidade Santa Lúcia e Enfermeira da Uti. neonatal da Maternidade Escola UFRJ.

Adriana Teixeira Reis

Doutora em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/FIOCRUZ.

Bárbara Bertolossi Marta de Araújo

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Especialista em enfermagem pediátrica e neonatal. Professora Adjunta do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Antônio de Sá Neto

Enfermeiro. Mestre Enfermagem. Especialista em Enfermagem Neonatal. Professor Assistente do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, integrante do Corpo Docente da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Vanessa Pereira Caldas Valadão, Adriana Teixeira Reis, Bárbara Bertolossi Marta de Araújo, José Antônio de Sá Neto, Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, & Cristiano Bertolossi Marta. (2019). Avaliação do uso da manta térmica em recémnascidos submetidos í  instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica. Nursing Edição Brasileira, 22(259), 3419–3425. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3419-3425

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos